quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Auto flagelação


Autoflagelação é o ato de causar flagelo a si mesmo, de castigar fisicamente a si mesmo. Tal atitude geralmente é tomada motivada pelo sentimento de culpa (que leve a acreditar necessitar de punição, neste caso por consequência de remorso) ou então como uma forma de aliviar alguma dor (geralmente causada por depressão, stress ou síndrome do humor bipolar).

A auto flagelação pode estar presente em vários rituais de diferentes tribos indígenas ou religiosas.
Ela vem atingindo os adolescentes hoje em dia, que se flagelam com cacos de vidros ou com lâminas, decorrente da depressão ou da vontade de sentir a dor física para tentar a mental que está sofrendo.
Católicos radicais carregam cruz e se autoflagelam com cordas e açoites de bambu em tradicional ritual da Semana Santa no vilarejo de San Matias, província de Pampanga, nas Filipinas.
O Vaticano condena a autoflagelação, mas os fiéis radicais filipinos sustentam que é preciso sofrer a mesma dor de Jesus Cristo para manterem a fé.
Durante os feriados da Semana Santa, em algumas partes do mundo católico (no Brasil inclusive), é comum pessoas participarem de rituais de autoflagelação como forma de expiação dos pecados da alma e do corpo.

Alguns usam chicotes com lâminas afiadas nas pontas e se açoitam nas costas até sangrar muito. Outros carregam pesadas cruzes para lembrar o calvário de Jesus Cristo em direção à crucificação. As imagens desses ritos, considerados sagrados por quem os pratica, são chocantes.

Mas é nas Filipinas onde essa tradição, que não é vista com bons olhos pela Igreja Católica, é levada às últimas conseqüências. Lá é comum fiéis serem pregados em cruzes, onde permanecem por algumas horas expostos ao sofrimento extremo. O governo local já alertou sobre os perigos dessa prática dolorosa. Tanto que os homens e mulheres que participam destes rituais estão sendo aconselhados a usarem chicotes limpos e tomarem vacinas antitetânica, antes de se submeterem às dores do autoflagelo.

Nota do Blogueiro;Sou contra,mas tem quem acredita nesse tipo de atitude para suprir coisas por eles julgados incorretos,para mim nada como fazer o bem aos outros,não seriam uma boa que as pessoas que se auto flagela invés de fazer isso com o seu próprio corpo não se junta em alguma campanha,por comida,agasalhos aos necessitados por exemplo?é só uma sugestão..como o Raul falou "faça o que tu queres pois há de ser tudo da lei"

Fonte;http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/autoflagelo.htm

Um comentário:

marcosmamedeandrade@yahoo.com.br disse...

Algumas pessoas pensam que a sua "salvação" é alcançada atraves da autoflagelação de seus corpos. Outras pensam que atraves da obediencia a certos mandamentos ou proibições estarão mais perto de DEUS para alcançar a salvação ou perdão dos seus pecados.
Ambos os pensamentos darão num beco sem saída.Ninguém consegue.
Porisso ninguém será salvo ou perdoado dos seus pecados baseados na sua performace de vida. Preste bem atenção: SOMOS SALVOS E PERDOADOS DOS NOSSOS PECADOS NÃO POR AQUILO QUE NÓS FAZEMOS, MAS, POR AQUILO QUE JESUS FEZ POR NÓS.
Aquela cruz onde JESUS foi pregado, chicoteado e "flagelado", ficou pago nossa divida de pecados.
Jesus resgatou nossa nota promissoria da dívida dos nossos pecados naquela cruz.
Não tente ser perfeito, sempre haverá uma margem de erro, somos seres humanos imperfeitos. Leia a Biblia em João Cap.3, vers.16,17 está escrito:(16) PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU UNICO FILHO (JESUS), PARA AQUELE QUE NELE CRER NÃO MORRA, MAS TENHA A VIDA ETERNA. (17)PORQUE DEUS MANDOU O SEU FILHO PARA SALVAR O MUNDO E NÃO PARA JULGA-LO.
Porisso o que falta a muitas pessoas, é entregar TUDO a JESUS e confiar na sua perfeição e naquilo que fez por nós lá naquela cruz.