domingo, 17 de outubro de 2010

Explorador Percy Fawcett


Percy Fawcett nasceu em 18 de Agosto de 1867 em Torquay, Devon, Inglaterra, de Edward B. Fawcett e Myra. Ele recebeu sua educação em Newton Abbot Especialidades College. Percy Indiano-nascido pai era um membro da Royal Geographical Society (RGS). Seu irmão mais velho de Edward Douglas Fawcett (1866-1960) foi um alpinista, ocultista oriental e popular escritor de romances de aventura.
Em 1886, Percy, recebeu uma comissão da Artilharia Real e serviu em Trincomalee, no Ceilão, onde também conheceu sua esposa. Ingressou na RGS.
Em 1901 para estudar topografia e cartografia. Mais tarde, trabalhou para os ingleses do Serviço Secreto na África do Norte enquanto perseguia o agrimensor ofício. Ele fez amizade com autores H. Rider Haggard e Arthur Conan Doyle, este último usando relatórios de Fawcett como inspiração para as historias de "O Mundo Perdido.

A primeira expedição de Fawcett na América do Sul foi em 1906 quando, aos 39 anos ele viajou ao Brasil para mapear uma área de selva na fronteira de Brasil e Bolívia a mando do RGS.Ele chegou a La Paz , em junho, em 1907, Fawcett afirmou ter visto uma anaconda gigante de 62 metros de comprimento, para o qual foi amplamente ridicularizado pela comunidade científica.
Fawcett fez sete expedições entre 1906 e 1924. Ele conseguiu a maioria junto com os moradores através de doações, a paciência e o comportamento cortês.
Em 1908, traçou a origem do Rio Verde (Brasil) e em 1910 fez uma viagem para Heath River (na fronteira entre Peru e Bolívia) para encontrar a sua fonte.
Em 1925, com financiamento de um grupo com sede em Londres, de financistas chamado The Glove, Fawcett voltou ao Brasil com seu filho mais velho Jack para uma expedição exploratória. Ele havia estudado antiga lendas e históricos registros e estava convencido de uma cidade perdida existiu em algum lugar do Mato Grosso, região, cidade que ele chamava "Z" Fawcett deixou instruções afirmando que, se a expedição dele não voltasse, expedições de resgate não deveriam ser enviadas para que os socorristas não tivessem o mesmo destino.

Foram escolhidos a dedo seus companheiros de viagem, ambos escolhidos para a sua saúde, capacidade e lealdade para com o outro, seu filho mais velho, Jack Fawcett e do longo tempo de Jack amigo Raleigh Rimell. Fawcett escolheu apenas dois companheiros, para que eles pudessem viajar mais leves e assim eles iriam mais despercebido em meio as tribos da selva, alguns por serem hostis para os exploradores, muitas tribos na época ainda não havia entrado em contato com os brancos. Em 20 de abril de 1925 a final da expedição partiu de Cuiabá. Além de seus dois companheiros principal, Fawcett estava acompanhado de dois trabalhadores brasileiros, dois cavalos, oito burros, e um par de cães. A última comunicação da expedição foi em 29 de maio de 1925, quando Fawcett telegrafou para sua esposa que ele estava pronto para entrar em território inexplorado com Jack e Rimmell. Eles foram notificados a cruzar o Alto Xingu, a sudeste do afluente do rio Amazonas. Nada mais se ouviu falar deles..

Ao todo, cerca de 100 exploradores morreram tentando procurar pelos membros da expedição de Fawcett. Três expedições de resgate também desapareceram na mesma região, que continua praticamente inexplorada até os dias atuais.

Fonte;Wikipédia ING/http://en.wikipedia.org/wiki/Percy_Fawcett

Nenhum comentário: