domingo, 31 de outubro de 2010

Local Mais Profundo dos Oceanos


A Fossa das Marianas é o local mais profundo dos oceanos, atingindo 11.034 metros de profundidade. Localiza-se no Oceano Pacífico, a leste das Ilhas Marianas, na fronteira convergente entre as placas tectónicas do Pacífico e das Filipinas. Geologicamente, a fossa das Marianas é resultado geomorfológico de uma zona de subducção(encontros das placas)
O homem chegou à Fossa das Marianas, o ponto mais profundo do oceano, apenas uma vez, em 23 de janeiro de 1960, quando o batiscafo Trieste atingiu a Depressão Challenger, a 10.916 metros de profundidade, levando os mergulhadores Don Walsh e Jacques Piccard.
Em 1995, o mesmo ponto foi atingido pelo submarino-robô japonês Kaikō, foi perdido durante uma tempestade

Nota do Blogueiro;
Conhecemos mais a superfície da Lua e de Marte, do que as profundezas do oceanos,felizmente foi construindo um robô submarino chamado Nireu que chegou ao fundo da fossa das Marinas.
Nireu consegue operar a profundidades elevadíssimas equivalente a pressão exercida no planeta Vênus.Também com ele é possível coleta amostras e tirar fotos.
Para ter uma idéia, o Monte mais alto do mundo é o Everest que tem 8848 metros de altura,ou seja menor que a fossa das Marinas.
Estamos começando um novo período de grandes descobertas junto a alta tecnologia que vem surgindo a cada dia.

Fonte;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fossa_das_Marianas

Nenhum comentário: