sábado, 6 de novembro de 2010

Castelo de algodão(Pamukkale)


Pamukkale, que significa "Castelo de Algodão", em turco, é um sítio natural em Denizli província no sudoeste da Turquia. A cidade tem águas termais e terraços de travertinos,de minerais de carbonato deixado pela água que flui.
Ele está localizado no interior da Turquia Egeu região, no Rio Menderes vale, que tem um clima temperado na maior parte do ano.
A antiga cidade de Hierapolis foi construída em cima do "branco" castelo, que é no total cerca de 2.700 metros (8.860 pés) de comprimento, 600 m (1.970 pés) de largura e 160 m (525 pés) de altura. Pode ser visto das montanhas do lado oposto do vale, na cidade de Denizli, a 20 km de distância.
O turismo é e tem sido uma grande indústria. As pessoas têm banhado em suas piscinas por milhares de anos. Recentemente, em meados do século 20, os hotéis foram construídos sobre as ruínas do Heropolis, causando danos consideráveis. Uma estrada de acesso foi construído a partir do vale ao longo dos terraços e motos foram autorizados a subir e descer as encostas. Quando a área foi declarada património mundial, os hotéis foram demolidas ea estrada removido e substituído com piscinas artificiais. uso de calçados na água é proibida para proteger os depósitos.
terraços de Pamukkale são feitos de travertino, uma rocha sedimentar depositada pela água das fontes termais.

Nesta área, existem 17 nascentes de água quente em que a temperatura varia entre 35 ° C (95 ° F) a 100 ° C (212 ° F).A água que sai da fonte é transportado 320 metros ( 1.050 ft)para a cabeça dos terraços de travertino e depósitos de carbonato de cálcio em uma seção de 60 a 70 metros (200 a 230 pés) de comprimento, cobrindo uma extensão de 240 metros (790 pés) para 300 metros (980 pés). Quando a água, supersaturada com carbonato de cálcio, atinge a superfície, o dióxido de carbono degases a partir dele, e carbonato de cálcio é depositado. O depósito continua até que o dióxido de carbono na água equilibra o dióxido de carbono no ar. O carbonato de cálcio são depositados pela água como uma geléia mole, mas isso acabou endurece em travertino.
Esta reação é afetada pelas condições climáticas, temperatura e da duração do fluxo. Precipitação continua até que o dióxido de carbono na água atinge o equilíbrio térmico com o dióxido de carbono na atmosfera. As medições efectuadas na origem das molas encontrar os níveis atmosféricos de 725 mg / l de dióxido de carbono, até o momento esta água flui através da travertinos, esse número cai para 145 mg / l. Da mesma forma o carbonato de cálcio cai de 1,200 mg / l para 400 mg / l de cálcio e 576,8 mg / l, com 376,6 mg / l. A partir destes resultados, calcula-se que 499,9 mg de CaCO3 é depositado sobre o travertino para cada litro de água. Isto significa que para uma vazão de 1 I / s de água 43191 gramas são depositados diariamente. A densidade média de travertino é 1,48 g/cm3 implicando um depósito de 29,2 dm3. Dado que a vazão média da água é 465,2 l / s, isso implica que ele pode clarear 13.584 m2 por dia, mas, na prática, essa cobertura de área é difícil de alcançar. Estes cálculos teóricos indicam que até. 4,9 km2, pode ser coberto com um depósito branco de 1 mm de espessura.

Fonte;
http://en.wikipedia.org/wiki/Pamukkale

Nenhum comentário: