sexta-feira, 18 de março de 2011

Ecstasy;sugirmento e efeitos

A metilenodioximetanfetamina (MDMA), XTC, ADAM, MDM, pílula do amor[1] mais conhecida por ecstasy, é uma droga moderna sintetizada (feita em laboratório), neurotóxica, cujo efeito na fisiologia humana é a diminuição da reabsorção da serotonina, dopamina e noradrenalina no cérebro, onde estas substâncias ficarão em maior contato entre as sinapses, causando euforia, sensação de bem-estar, alterações da percepção sensorial do consumidor e grande perda de líquidos, pertencente a família das anfetaminas.
O registro da patente do MDMA foi pedido em 24 de Dezembro de 1912 pela empresa farmacêutica Merck, após ter sido sintetizada para a empresa, pelo químico alemão Anton Köllisch em Darmstadt nesse mesmo ano. Foi desenvolvido inicialmente para militares, pois combatia o sono e a fome. A patente foi aceita em 1914, e quando Anton Köllisch morreu em 1916, este ainda não sabia do impacto que o MDMA teria.
Em 1960, foi redescoberto, sendo indicado como elevador do estado de ânimo, desejos sexuais e complemento nas psicoterapias. O uso recreativo surgiu em 1970 nos EUA. Em 1977, foi proibido no Reino Unido e em 1985 nos EUA. O uso do ecstasy é mais frequente em festas rave, boates, e casas noturnas. Normalmente é produzido em países Europeus em laboratórios especializados.

Dependendo da quantidade ingerida, o MDMA demora tipicamente 30 minutos a surtir efeito. Ao contrário de outros psicoactivos, o efeito do MDMA é muito rápido: muitas vezes quando o consumidor percebe que os efeitos estão a surgir, já se encontram muito próximos ao "pico". A quantidade de MDMA em cada comprimido varia, em média, entre 30 e 100 miligramas, dependendo da pureza da sua composição e da tolerância do consumidor.
A duração do efeito é de cerca de 4 a 8 horas, quando ingerido oralmente. Existe, porém, um período de tempo acrescido associado ao declínio dos efeitos primários em que o consumidor tem a percepção da persistência dos efeitos, embora não possam ser considerados a verdadeira experiência, isto é, os efeitos primários. Neste período, ocorrem freqüentemente insônias (devido ao estado de agitação), coceiras, reações musculares como espasmos involuntários, espasmos do maxilar, dor de cabeça,visão turva, movimentos descontrolados de vários membros, principalmente braços e pernas quando ingerido em doses grandes.
Durante o período de intensidade do ecstasy podem surgir circunstâncias perigosas: náuseas, desidratação, hipertermia, hiponatrémia, hipertensão. Estes sintomas são frequentemente ignorados pelo consumidor devido ao estado de despreocupação e bem-estar provocados pela droga, o que pode ocasionar exaustão, convulsões e mesmo a morte. Assim, tornou-se frequente ver os consumidores em todos os tipos de festas e comemorações dotados de garrafas de água ou bebidas energéticas.

Combinação Perigosa

Álcool – isto pode reduzir o efeito da bala e mascarar o efeito da bebida, fazendo com que as pessoas não percebam o tanto que estão bêbadas. Ambos desidratam o corpo, sobrecarregam o fígado e rins, e elevam a temperatura do corpo. As mortes relacionadas com Ecstasy geralmente envolvem álcool.

Coquetel anti-HIV – alguns destes, especialmente os inibidores de protease, podem elevar os níveis de Ecstasy para taxas perigosas no corpo. Conculte o seu médico.

Anti-depressivos – tomar bala enquanto está se tratando com antidepressivos pode causar a ‘síndrome da serotonina’, uma reação perigosa com sintomas de agitação, perda de sono, suor, coração batendo rápido e espasmos musculares. Socorro médico urgente é necessário. Se você está tomando antidepressivos peça conselhos médicos antes de tomar ecstasy.

Fonte;
http://www.quedroga.com.br/toxicos/ecstasy
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecstasy

Nenhum comentário: