quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Charges de Carlos Latuff

Desde janeiro, os desenhos na prancheta do carioca Carlos Latuff acompanham os avanços da primavera árabe. Depois do sucesso de suas charges no Egito, adotadas nos protestos nas ruas, o cartunista vem atendendo aos pedidos vindos da Líbia, com desenhos que antecipam a queda de Khadafi e imaginam o futuro do país após a mudança.
O envolvimento de Latuff com o conflito na Líbia começou a partir da demanda dos próprios manifestantes, que o procuraram através da internet assim como os organizadores dos protestos em outros países imersos na chamada primavera árabe.
"Faço desenhos a pedido dos manifestantes e coloco na internet", resume Latuff, que tem 42 anos. "É um trabalho autoral, mas não se trata da minha opinião. É preciso que seja útil para os manifestantes, e que eles possam usar aquilo como uma ferramenta."
"A partir do momento em que coloco na internet, as charges deixam de ser minhas. Faço esse trabalho para que seja compartilhado. O importante é a mensagem",
Dando a derrocada do líder líbio como certa, Latuff já se prepara para uma nova leva de charges, enfocando problemas que poderão aparecer no país depois, com a transição para um novo governo.
"Na minha opinião, o processo se encerrou, o Khadafi já caiu, não tem mais volta. Mas em breve haverá um novo governo e isso pode gerar novos problemas.Na figura do Tio Sam, representando os EUA, tem "petróleo" escrito nos dentes e diz: "Estamos sempre prontos a ajudar, mas agora falemos de negócios!"Nessa imagem enquanto o líder Muamar Khadafi se rende, os rebeldes líbios comemoram a vitória e as forças ocidentais fincam a bandeira sobre uma torre de petróleo.O "banho de sangue" do presidente Bashar al-Assad.Em reação à violência do governo da Síria contra civis.Diante da fome na Somália,qual crise merece atenção prioritária: a financeira ou a humanitária?

Nota do Blogueiro;
Vocês ouvirão e verão ainda muita coisa sobre Carlos Latuff nesse blog!
Fonte;
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110824_latuff_julia_pu.shtml

Nenhum comentário: