domingo, 30 de janeiro de 2011

Crocodilo do Nilo

O crocodilo-do-nilo é uma espécie de crocodilo africano, cuja distribuição se estende desde a bacia do Nilo às regiões ao sul do deserto do Sahara a Madagáscar e ao arquipélago das Comores. Esta espécie, é uma das maiores do mundo, é bastante perigosa para o Homem e foi venerada como divindade no Antigo Egito.
O crocodilo-do-nilo é, assim como as demais espécies de crocodilos, um animal carnívoro, embora sua boca longa e cheia de dentes curtos e afiados não seja própria para devorar pedaços de carne. Por esse motivo ele carrega a vítima para dentro da água e espera até que a carne fique mais macia.
Os ovos da fêmea do crocodilo-do-nilo são colocados em ninhos na areia e os filhotes demoram de 11 a 14 semanas para nascer. Os ovos e os filhotes são alvos fáceis de predadores, incluindo outros crocodilos maiores. Como é próprio da espécie, os crocodilos-do-nilo fêmeas são mães atenciosas. Constroem grandes ninhos perto da água nos quais põem os ovos, tomam conta dos ninhos por dois a três meses até os filhotes saírem dos ovos e cuidam das crias nos dois primeiros anos. Na maior parte da vida, os crocodilos são solitários; grande número de crocodilos é encontrado junto a locais onde existem alimentos, mas sem formar grupos como manadas ou cardumes, que têm um sentido técnico em outras espécies.
Habitam água doce ou de baixa salinidade, como rios e lagos da África subsaariana. Entre suas várias técnicas de caça, usam a cauda para encurralar peixes ou abater presas terrestres, atacam de emboscada animais grandes e, com as mandíbulas, arrastam-nos até a água ou até mesmo aprisionam animais sob árvores ou pedras para afogá-los. Por terem dificuldade em retirar pedaços das presas, os crocodilos executam o "rolo da morte", usando o peso do corpo para despedaçar a carne das presas.Um crocodilo-do-nilo adulto é um animal extremamente forte e agressivo. O seu couro grosso o protege de qualquer ataque, sendo os olhos o único ponto fraco. Geralmente vivem muitos anos e seus dentes e patas crescem novamente se perdidos, além disso eles conseguem passar longos períodos debaixo da água e esta capacidade aumenta com os anos. Outra característica sofisticada é que seus olhos possuem pupilas que se dilatam de noite, assim como acontece com os gatos, permitindo que os crocodilos enxerguem muito bem no escuro.
O crocodilo-do-nilo é caçado pelo homem devido ao valor do seu couro, mas não chega a ser uma espécie ameaçada. Entre seus inimigos o que se destaca é o elefante, pois suas patas destroem qualquer crocodilo distraído que estiver no caminho.

Fonte;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crocodilo-do-nilo

sábado, 22 de janeiro de 2011

Ataque a Pearl Harbor

Chamada de Operação ou Funcionamento Z pelos japoneses.A batalha de Pearl Harbor foi um ataque militar surpresa realizado pela Marinha Imperial Japonesa contra os Estados Unidos na base naval de Pearl Harbor , no Havaí, na manhã de 7 de dezembro de 1941 (08 de dezembro no Japão).
O ataque a Pearl Harbor foi destinado a neutralizar os EUA na Frota do Pacífico, e, portanto, proteger de possíveis interferência no avanço do Japão na Malásia e Índias Orientais Holandesas , onde o Japão buscou acesso aos recursos naturais , como petróleo e borracha.
Em 1940, o Japão invadiu a Indochina Francesa em um esforço para controlar o fornecimento da China.. Os Estados Unidos suspendeu as transferências de aviões, peças, máquinas-ferramentas , e gasolina de aviação , que foi percebido pelo Japão como um ato hostil. Os EUA não parou as exportações de petróleo para o Japão na época, em parte porque o sentimento predominante em Washington foi a de que tal ação seria um passo extremo, dada a dependência japonesa de petróleo dos EUA, e provavelmente,iriam ser considerada uma provocação pelo Japão.

Em 26 de novembro de 1941, uma força-tarefa japonesa (a força do golpe ) de seis porta-aviões partiu ao norte do Japão, a caminho de uma posição a noroeste do Havaí, pretendendo lançar suas aeronaves para atacar Pearl Harbor. Ao todo, 408 aeronaves foram destinados a ser utilizados: 360 para dois ataque, 48 na defensiva patrulha de combate aéreo.A primeira vaga foi para o ataque primário, enquanto a segunda vaga foi para terminar qualquer tarefa que permaneceu,mesmo depois do primeiro ataque.No primeira ataque continha a maior parte das armas para atacar navios capitais , principalmente e especialmente adaptados Tipo 91 torpedos aéreos que foram concebidas com um mecanismo de anti-roll e um leme de extensão que lhes permitem operar em águas rasas. As tripulações foram obrigados a selecionar as maiores metas (couraçados e porta-aviões ).Os bombardeiros de mergulho foram para atacar os alvos no solo. Fighters foram ordenados a destruir o strafe e aeronaves estacionadas quanto possível para garantir que não entrasse no ar para contra-atacar. Quando o combustível estivesse acabando eram para reabastecer no porta-aviões e voltar ao combate.

A Frota de submarinos I-16 , I-18 , I-20 , I-22 e I-24 embarcou cada um Tipo A submarino midget de transporte para as águas ao largo de Oahu. chegando a 19 km ao largo da foz do Pearl Harbor e lançou os seus encargos, o caça-minas USS Condor avistou um periscópio submarino midget sudoeste da entrada Pearl Harbor e alertou o destróier USS Ward .
"Perdas no combate"
Estados Unidos

4 couraçados afundados,
4 couraçados danificado, incluindo um encalhado
2 destroyers afundado, um danificado
Um outro navio afundado, 3 danificados
3 cruzadores danificado
188 aviões destruídos
155 aeronaves danificadas,
2.402 militares mortos
1.247 militares feridos
57 civis mortos
35 civis feridosJapão

4 submarinos anão afundados
1 submarino anão encalhado
29 aeronaves destruídas
55 pilotos mortos
9 submarinistas mortos
Um submarinista capturado

O ataque teve lugar antes de qualquer declaração formal de guerra feita pelo Japão, mas esta não era a intenção do almirante Yamamoto. Ele inicialmente previa que o ataque não deveria ser iniciada até 30 minutos após o Japão ter informado os Estados Unidos, que as negociações de paz estavam no fim.
Durante décadas, a sabedoria convencional sustentou que o Japão atacou sem nenhum aviso oficial de uma ruptura nas relações somente por causa de acidentes de um trapalhão que atrasou a entrega de um documento sugerindo a Washington na guerra. Em Entretanto em 1999, Takeo Iguchi, um professor de direito e relações internacionais da International Christian University , em Tóquio, descobriu documentos que apontavam para um vigoroso debate dentro do governo sobre a forma como, de fato, se, para notificar Washington da intenção do Japão de romper as negociações e começar uma guerra, incluindo uma em 07 de dezembro, no diário de guerra, dizendo: "nossa diplomacia enganosa está em constante processo rumo ao sucesso." Desse total, Iguchi disse, "O diário mostra que o Exército ea Marinha não quis dar nenhuma declaração correta de guerra, ou mesmo aviso prévio, mesmo do término das negociações ... eles claramente prevalecia."

Fonte;
http://en.wikipedia.org/wiki/Attack_on_Pearl_Harbor

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Série Todo Mundo Odeia o Chris

É uma série de televisão estadunidense inspirado no período da adolescência do comediante Chris Rock, exibido entre os anos de 2005 a 2009. Seu elenco principal é composto por Terry Crews, Tichina Arnold, Tequan Richmond, Imani Hakim, Vincent Martella e Tyler James Williams, que está no papel principal.
Possui quatro temporadas e um total de 88 episódios. A quarta temporada estreou numa sexta-feira, no dia 3 de outubro de 2008.

A série mostra a vida da família Rock entre os anos de 1982 a 1987, focando em um membro em especial: Chris Rock. No ano de 1982, Chris completa 13 anos e muda-se com sua família para Bedford-Stuyvesant (conhecida como "Bed-Stuy"), no Brooklyn, Nova York. Lá, Chris vive as alegrias e desventuras de ser um adolescente, tanto em ações em que a história realmente acontece quanto em pensamentos e conclusões expostas de forma humorística e muitas vezes exageradas.
Chris passa a estudar na "Corleone Junior High School", escola que, com excessão do próprio personagem, só possui alunos brancos (situação que está sempre a ser ridicularizada durante esse período do programa); localiza-se no Brooklyn Beach. Lá, ele passa a ser perseguido e sofre preconceito de todas as pessoas, principalmente de Joe Caruso. Porém, ele também faz um amigo: GregChris forma-se na Corleone junto com Greg e passa a cursar o ensino médio no Tattaglia High School, também no Brooklyn Beach, só que com alunos negros além de Chris. Porém, Greg vai para a Academia do Bronx, onde se torna alguém temido. Greg vai para o Tattaglia. O colégio tinha como mascote um peixe, o "Sleeping Fish", o qual Greg representou durante um episódio.
A história chega ao fim quando Chris passa a não conseguir mais terminar o ano devido a muitos atrasos e decide fazer um supletivo, o qual não se sabe o resultado. A série acabou nesse ponto pois a partir daí a história entraria no período de iniciação da carreira dele como comediante, o que fugiria do contexto estabelecido desde a 1ª temporada, além do fato de que seu pai, Julius, morreu em 1988, ano que corresponderia ao início da 5ª temporada; na vida real, Julius faleceu devido à uma úlcera.
O fim da série foi decretado em março de 2009. O último episódio foi ao ar em maio de 2009. Foi o episódio "Todo Mundo Odeia o Supletivo", o de número 22 da quarta temporada.

Julius Rock é um personagem baseado em Christopher Julius Rock II, pai de Chris Rock.
Rochelle Rock é uma personagem baseada na professora Rosalie Tingman Rock, mãe de Chris Rock.
Drew Rock é um personagem baseado em Andrew Rock, irmão de Chris Rock.
Tonya Rock é uma "versão feminina" de Tony Rock.
Greg Wulliger é baseado num amigo de infância de Chris Rock.

Na série, Chris tem só Drew e Tonya como irmãos, mas, na verdade, Chris Rock tem sete irmãos.
Fonte;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Everybody_Hates_Chris

Arquipélago de Fernando de Noronha

A ocupação de Fernando de Noronha é quase tão antiga quanto a do continente. Em decorrência da sua posição geográfica, o arquipélago foi uma das primeiras terras localizadas no Novo Mundo, registrada em carta náutica no ano de 1500 pelo cartógrafo espanhol Juan de La Cosa e em 1502 pelo português Alberto Cantino, neste com o nome "Quaresma".

Sua descoberta, em 1503, é atribuida ao navegador Américo Vespúcio, participante da segunda expedição exploratória às costas brasileiras, comandada por Gonçalo Coelho e financiada pelo fidalgo português Fernão de Loronha, cristão novo, arrendatário de extração de Pau-Brasil.
Foto: Antônio Melcop
"O paraíso é aqui." Assim Américo Vespúcio descreveu o Ilha em 1503, que chamou de São Lourenço .

"O paraíso é aqui", disse Vespúcio quando abordou aquela ilha deserta em l0 de agosto de 1503, logo após o naufrágio da principal nau das seis que compunham a expedição. A carta que escreveu, a LETTERA, é o primeiro documento relativo à Ilha, a qual chamava de São Lourenço, fala de "infinitas águas e infinitas árvores; aves muito mansas, que vinham comer às mãos; um boníssimo porto que foi bom para toda a tripulação". Em decorrência da descoberta, em 1504, foi doada a Fernão de Loronha, que havia financiado a expedição. Foi a primeira Capitania Hereditária do Brasil, porém jamais ocupada pelo seu donatário.Invasões estrangeiras
Abandonada por mais de dois séculos e situada na rota das grandes navegações, foi abordada por muitos povos, sendo ocupada temporariamente no século XVII por holandeses (que a chamaram "Pavônia") e no século XVIII por franceses (que a rebatizaram de "Ile Delphine").
Esse ponto vulnerável a invasões motivou a definitiva ocupação por Portugal, através da Capitania de Pernambuco, a partir de 1737, sendo construído o sistema defensivo com dez fortificações - "o maior sistema fortificado do século XVIII no Brasil" -, dentre os quais a Fortaleza de N.Sª dos Remédios. A maioria desses fortes estão de pé ainda hoje e dos demais restam evidências arqueológicas.

Na mesma época, o Arquipélago transformava-se num Presídio Comum, para presos condenados a longas penas. Foram esses presidiários a mão-de-obra que ergueu todo o patrimônio edificado e o sistema viário que interliga vilas e fortes. O cruel regime possuía até mesmo solitárias e leitos de pedra, nos quais o prisioneiro mal podia se virar de lado.
Por medida disciplinar, a fim de evitarem-se fugas e esconderijos de presos, desde essa época a vegetação original foi sendo derrubada, alterando o clima do arquipélago. Por essa razão, somente em alguns locais da ilha pode ser vista um pouco da cobertura vegetal original, como na Ponta da Sapata, na encosta do Morro do Pico e nos mirantes do Sancho, Baía dos Golfinhos e Praia do Leão.

Interesse Científico
Cientistas ilustres visitaram o arquipélago em diversas épocas, como o naturalista Charles Darwin, pai da Teoria da Evolução das Espécies, em 1832. Todos foram atraídos pela sua grande biodiversidade e levantaram dados sobre o meio ambiente, descrevendo-o em trabalhos memoráveis. Também no século XIX, artistas como os franceses Debret e Laissaily registraram em tela a ocupação humana.Período Militar
Em 1938 o Arquipélago foi cedido à União, para a instalação de um Presídio Político. Em 1942, durante a II Guerra Mundial, criava-se o Território Federal Militar, juntamente com o Destacamento Misto de Guerra e a aliança com a Marinha norte-americana, que instalou na ilha uma Base de Apoio, com cerca de 300 homens.
Nesse período, uma superpopulação de mais de 3.000 expedicionários condicionaram a construção de casas pré-moldadas, para abrigá-los. De 1942 a 1988, a ilha foi administrada por militares: Exército, até 1981; Aeronáutica, até 1986; e EMFA, até 1987. Ainda território federal passou para o MINTER, tendo o seu único Governador Civil. Nesse período, entre 1957 e 1965, houve uma nova presença americana, no Posto de Observação de Mísseis Teleguiados.

Em 1988, por força da Constituinte, foi reintegrado ao Estado de Pernambuco, sendo hoje um Distrito Estadual. Também em 1988 foi criado o Parque Nacional Marinho, coexistindo, no espaço de 26 km², o PARNAMAR/FN e a Área de Proteção Ambiental estadual.
Em 13 de dezembro de 2001, a UNESCO considerou o arquipélago SÍTIO DO PATRIMÔNIO MUNDIAL NATURAL, tendo o diploma sido entregue em 27 de dezembro de 2002. Em 2003, comemorou-se 500 anos da entrada de Fernando de Noronha na história dos homens. 500 anos da sua primeira abordagem, de sua descrição, por um dos maiores navegadores da história, Américo Vespúcio.

Fonte;
http://www.noronha.pe.gov.br/

O Santos não foi roubado na final do Brasileiro de 1995

Provas incontestáveis,que o titulo para o Botafogo saiu mais que justo.



Fonte;
http://www.youtube.com

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O Vale das Múmias Douradas

O Vale das Múmias Douradas é um cemitério enorme no oásis de Bahariya,no deserto ocidental do Egito, descoberto em 1996.Por Dr. Zahi Hawass, com sua equipe egípcia, encontraram cerca de 250 múmias que datam de vários períodos diferentes da história.Do Egito Greco-Romano, onde as ruínas de um templo de Alexandre, o Grande pode ser encontrado. Acredita-se por alguns egiptólogos que o conquistador grego passou por Bahariya, quando regressava do oráculo de Amon,no oásis de Siwa . As escavações da necrópole greco-romano, conhecido como o Vale das Múmias Douradas. Cerca de trinta e quatro túmulos foram escavados a partir desta área até agora. Hawass estima que mais de 10 mil venha a ser descoberto.
Situado em uma depressão que cobre mais de 2000 km quadrados., Bahariya é cercada por morros de cor preta composta de quartzitos ferruginosos e dolorite.
O Oasis foi um dos principais centros agrícolas durante a era faraônica, e foi famosa pelos seus vinhos, Com o tempo, o Oásis Bahariya teve uma série de nomes diferentes. Ele tem sido chamado de Oásis do Norte, o pequeno oásis, Zeszes, Oásis Parva e especialmente durante a era cristã, o oásis de Al-Bahnasa, juntamente com vários outros nomes. Ao mesmo tempo, o Oásis Bahariya, assim como a maioria do resto do que é hoje conhecido como o deserto ocidental (ou da Líbia), foi a palavra de um oceano imenso. No entanto, de cerca de 3000 aC até os dias atuais, quase
não cai nenhumas chuvas nesta parte do mundo,E as águas subterrâneas são o sangue da vida.Os romanos fizeram várias melhorias no âmbito do Oasis, a construção de uma impressionante série de aquedutos (possivelmente) e os poços, muitos dos quais ainda são utilizados em Bawiti e Izza hoje.
Em 1996, quando um guarda antiguidades estava montando o seu jumento, no Oásis de Bahariya. A perna do jumento tropeçou em um buraco, revelando uma abertura no chão. Logo, as equipas de arqueólogos, arquitetos, restauradores, curadores e engenheiros começaram o que seria a maior expedição já feita no Egito, que continua até hoje.
Os arqueólogos e restauradores usaram cordas, escadas, poeira e rochas recortadas
para descobrir as estátuas originais, relevos de parede colorida, cerâmica e jóias.
Quatro tipos de múmias foram finalmente descoberto:

Múmias que são guilded, coberto com uma camada muito fina de ouro;
Múmias cobertas com cartonagem e cenas retratadas, como deuses e deusas. Por exemplo, Anubis do embalment, Osíris, Isis, e os quatro filhos de Horus, assim como o deus Toth. Todos esses deuses estão relacionadas com o julgamento;
Múmias dentro caixões antropóides (estes são caixões feitos de cerâmica com rostos humanos);
Múmias envolvido com linho.A primeira escavação descobriu quatro túmulos segurando 105 múmias em bom estado, mostrando a riqueza do povo daquela época. Os artefatos foram encontrados próximos as múmias, como estátuas de luto caros feitos de cerâmica, incluindo pulseiras, brincos e moedas.
Também múmias foram descobertas, em caixões de porcelana ou invólucros de lona, intocado por ladrões de túmulos apesar de terem sido encontrados em uma área onde os aldeões recolhiam pedras para construção. As múmias são cobertos com uma fina camada de ouro e vestindo máscaras de gesso. Sumptuoso máscaras mortuárias dourada retratam rostos reais de pessoas reais, ao invés de imagens estereotipadas.Embalado hermeticamente em pequenas cavernas esculpidas na rocha, as múmias ainda trazia cenas coloridas pintadas por artistas mortuária. Uma máscara mostravam pessoas tendo oferendas aos antigos deuses egípcios. Outro tinha uma coroa com a insígnia de Horus.
Alguns dos mortos pintados não olhou para o intruso, mas um para o outro - como eles tinham, intacta, há quase dois milênios. Em um canto, uma mulher deitada com seu marido,com o rosto virado para ele carinhosamente.
A investigação continua...

Fonte;
http://www.crystalinks.com/bahariya.html

domingo, 16 de janeiro de 2011

O que é permitido levar e trazer do exterior para o Brasil

Depois de uma viagem, ninguém quer ser parado na alfândega ou obrigado a se desfazer de algo que comprou. Para garantir que isso não aconteça com você, conheça o que é permitido levar e trazer do exterior para o Brasil, segundo a Receita Federal.

O que é proibido levar para o exterior

Peles e couros de anfíbios e répteis
Animais silvestres e outros insetos e seus produtos, sem guia de trânsito, fornecida pelo Ministério do Meio Ambiente
Quaisquer espécies aquáticas, em qualquer estágio de evolução, sem autorização do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
Sem autorização do Ministério da Cultura:
quaisquer obras de arte e ofícios tradicionais, produzidos no Brasil até o fim do período monárquico, as oriundas de Portugal e incorporadas ao meio nacional durante os regimes colonial e imperial e as produzidas no estrangeiro, nesses mesmos períodos, e que representem personalidades brasileiras relacionadas com a História do Brasil ou paisagens e costumes do País;
bibliotecas e acervos documentais, completos ou parciais, constituídos de obras brasileiras ou sobre o Brasil, editadas nos séculos 16 a 19;
coleções de periódicos com mais de dez anos de publicação, assim como originais e cópias antigas de partituras musicais.
O que é proibido trazer do exterior para o Brasil

Cigarros e bebidas fabricados no Brasil, destinados à venda exclusivamente no exterior
Cigarros de marca que não seja comercializada no país de origem
Brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo, que com estas se possam confundir, exceto se for para integrar coleção de usuário autorizado, nas condições fixadas pelo Comando do Exército Brasileiro
Espécies animais da fauna silvestre sem um parecer técnico e licença expedida pelo Ministério do Meio Ambiente
Quaisquer espécies aquáticas, em qualquer estágio de evolução, sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
Produtos assinalados com marcas falsificadas, alteradas ou imitadas, ou que apresentem falsa indicação de procedência
Mercadorias cuja produção tenha violado direito autoral ("pirateadas")
Produtos contendo organismos geneticamente modificados
Agrotóxicos, seus componentes e afins
Mercadoria atentatória à moral, aos bons costumes, à saúde ou à ordem pública
Substâncias entorpecentes ou drogas
Esses bens, se trazidos pelo viajante, podem ser apreendidos pela Aduana. Conforme o caso, ele pode ser preso pelas autoridades brasileiras e processado civil e penalmente.Compras e gastos

Para que os gastos com bens adquiridos em uma viagem internacional não sejam tributados, é preciso que se limitem à quantia de US$ 500 se a pessoa chegou por via aérea ou marítima. A quantidade cai para US$ 300 se a via foi terrestre, fluvial ou lacustre, em veículo não militar; e para US$ 150 quando o transporte foi realizado por via terrestre, fluvial ou lacustre em veículo militar.

Ainda nas lojas francas dos portos e aeroportos --duty free--, depois de desembarcar no Brasil, é permitido gastar mais US$ 500 com isenção de tributos.

As mercadorias compradas nos free shops devem respeitar também os limites quantitativos abaixo:

24 unidades de bebidas alcoólicas, observado o quantitativo máximo de 12 unidades por tipo de bebida
20 maços de cigarros de fabricação estrangeira
25 unidades de charutos ou cigarrilhas
250g de fumo preparado para cachimbo
10 unidades de artigos de toucador
3 unidades de relógios, máquinas, aparelhos, equipamentos, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos
Atenção: Vale lembrar que menores de 18 anos, mesmo acompanhados, não podem adquirir bebidas alcoólicas e artigos de tabacaria. É importante ressaltar também que os bens comprados em lojas francas brasileiras no momento da partida do viajante para o exterior, nas lojas duty free no exterior ou adquiridos em lojas, catálogos e exposições duty free dentro de ônibus, aeronaves ou embarcações de viagem têm o mesmo tratamento de outros bens adquiridos no exterior, passando a integrar a bagagem do viajante. Em resumo, essas mercadorias não aproveitam do benefício da isenção concedido no Brasil no momento da chegada do viajante.

Fonte;
http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/default.htm via
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u737990.shtml

sábado, 15 de janeiro de 2011

A Caixa de Pandora

Conta-nos as várias versões do mito grego que Prometeu (o que vê antes ou prudente, previdente) é o criador da humanidade. Era um dos Titãs, filho de Jápeto e Clímene e também irmão de Epimeteu (o que vê depois, inconsequente), Atlas e Menécio. Os dois últimos se uniram a Cronos na batalha dos Titãs contra os deuses olímpicos e, por terem fracassado, foram castigados por Zeus que então tornou-se o maior de todos os deuses.
Prevendo o fim da guerra, Prometeu uniu-se a Zeus e recomendou que seu irmão Epimeteu também o fizesse. Com isso, Prometeu foi aumentando os seu talentos e conhecimentos, o que despertou a ira de Zeus, que resolveu acabar com a humanidade. Mas a pedido de Prometeu, o protetor dos homens, não o fez.

Um dia, foi oferecido um touro em sacrifício e coube a Prometeu decidir quais partes caberiam aos homens e quais partes caberiam aos deuses. Assim, Prometeu matou o touro e com o couro fez dois sacos. Em um colocou as carnes e no outro os ossos e a gordura. Ao oferecer a Zeus para que escolhesse, esse escolheu o que continha banha e, por este ato, puniu Prometeu retirando o fogo dos humanos.

Depois disso, coube a Epimeteu distribuir aos seres qualidades para que pudessem sobreviver. Para alguns deu velocidade, a outros, força; a outros ainda deu asas, etc. No entanto, Epimeteu, que não sabe medir as consequências de seus atos, não deixou nenhuma qualidade para os humanos, que ficaram desprotegidos e sem recursos.
Foi então que Prometeu entrou no Olimpo (o monte onde residiam os deuses) e roubou uma centelha de fogo para entregar aos homens. O fogo representava a inteligência para construir moradas, defesas e, a partir disso, forçar a criação de leis para a vida em comum. Surge assim a política para que os homens vivam coletivamente, se defendam de feras e inimigos externos, bem como desenvolvam todas as técnicas.
Zeus jurou vingança e pediu para o deus coxo Hefestos que fizesse uma mulher de argila e que os quatro ventos lhe soprassem a vida e também que todas as deusas lhe enfeitassem. Essa mulher era Pandora (pan = todos, dora = presente), a primeira e mais bela mulher já criada e que foi dada, como estratégia de vingança, a Epimeteu, que, alertado por seu irmão, recusou respeitosamente o presente.

Ainda mais furioso, Zeus acorrentou Prometeu a um monte e lhe impôs um castigo doloroso, em que uma ave de rapina devoraria seu fígado durante o dia e, à noite, o fígado cresceria novamente para que no outro dia fosse outra vez devorado, e assim por toda eternidade.
No entanto, para disfarçar sua crueldade, Zeus espalhou um boato de que Prometeu tinha sido convidado ao Olimpo, por Atena, para um caso de amor secreto. Com isso, Epimeteu, temendo o destino de seu irmão, casou-se com Pandora que, ao abrir uma caixa enviada como presente (e que Prometeu tinha alertado para não fazê-lo), espalhou todas as desgraças sobre a humanidade (o trabalho, a velhice, a doença, as pragas, os vícios, a mentira, etc.), restando dentro dela somente a ilusória esperança.

Por isso, o mito da caixa de Pandora quer significar que ao homem imprudente e temeroso são atribuídos os males humanos como consequência da sua falta de conhecimento e previsão. Também é curioso observar como o homem depende de sua própria inteligência para não ficar nas mãos do destino, das intempéries e dos próprios humanos.

Fonte;
http://www.brasilescola.com/filosofia/caixa-de-pandora.htm

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

3 leões extintos,com a mãozinha do homem..

O leão-europeu (Panthera leo europaea) é uma possível subespécie de leão que habitava o continente europeu e que se encontra extinto desde o ano 100 d.C., quando os últimos indivíduos desta subespécie foram mortos na Grécia.
Na Europa, os leões habitavam a Península Balcânica. Habitavam as atuais Grécia, Bulgária, Macedônia, Romênia e Iugoslávia e seu habitat se estendia até à península Ibérica, passando pelo sul da França, Itália, Hungria e o sul das atuais Áustria e Suíça. No ano de 480 a.C., a marcha do Imperador persa Xerxes foi atrapalhada por um ataque de leões a seus camelos de carga. Viviam em florestas temperadas e áreas de vegetação mediterrânea, e se alimentavam de bisões, cervos, alces, auroques e outros herbívoros europeus.Junto com o leão-do-atlas, trazido do norte da África, e o leão-asiático (trazido do Oriente Médio), também foram utilizados leões-europeus nas arenas romanas, o que, a longo prazo, afetou fortemente as populações, e quando os leões-europeus se encontravam a beira da extinção, os romanos passaram a utilizar o leão-do-atlas nas arenas para devorar cristãos e lutar contra gladiadores e outros animais tais como o tigre-do-cáspio e o urso-do-atlas. Além disso os leões-europeus também foram afetados pela caça (o leão era um objetivo de caça muito popular entre gregos, macedônios e romanos)O leão-do-cabo (panthera leo melanochaita) foi uma das subespécies de leão africano. Habitava o sul, da África do Sul. Foi extinto em 1865.
Os machos maiores mediam até 3,35 m e pesavam cerca de 320 kg. Já as fêmeas eram menores, tendo no máximo 2,74 m e até 210 kg de peso. Devido ao clima mais frio e seco, os leões da província do Cabo dispunham de menos presas que os leões do resto da África, e por essa razão eram menos abundantes e não formavam bandos. Levavam uma vida solitária como predadores oportunistas. Os machos tinham uma juba negra densa que prolongava parcialmente pelo ventre, de uma forma parecida com as subespécies do norte da África e da Ásia, das quais se diferenciava por ter patas proporcionalmente mais curtas e juba mais lisa. Os filhotes dessa subespécie, tal como os das demais, nasciam com manchas que sumiam com seu crescimento, o qual era mais rápido que normal entre os leões, já que a juba começava a crescer quando os machos eram muito jovens.
A partir de meados do século XVII, chegaram os primeiros colonos na África do Sul, vindo de países como Holanda, França, Alemanha, Escócia e Dinamarca. Nesta época os leões atacavam praticamente qualquer coisa, fosse uma zebra, um antílope ou mesmo uma foca descansando na praia. Junto com os colonizadores vieram os animais domésticos, que, em relação a suas presas tradicionais, eram mais fáceis de serem abatidas.
Os relatos da época falam muito de ataques de grandes leões contra os assentamentos boeres.
Jan van Riebeeck, fundador da Cidade do Cabo em 1652, teve de construir o Castelo da Boa Esperança precisamente para evitar seus ataques. A partir de 1666, a primitiva estrutura de madeira começou a ser substituída por outra de pedra que tornasse a sua defesa mais eficaz.O Leão-do-Atlas(Panthera leo leo) é a maior e mais feroz de todas as subespécies de leão, podendo os machos chegar a pesar entre 270 a 330 kg e as fêmeas entre 180 a 210 kg.
Os machos têm como característica uma imensa juba preta, que cobre grande parte de seu corpo.
Antigamente o leão-do-atlas (também conhecido como leão-barbário ou berbere) era encontrado em grande parte da região norte da África. Seu habitat se estendia do Marrocos ao Egito, ao longo da costa sul do Mar Mediterrâneo. Diferente dos leões do resto da África, os leões-do-atlas viviam em áreas montanhosas e florestadas. Junto com o também extinto leão-europeu, o leão-do-atlas foi muito utilizado no Coliseu romano, trazidos dos montes do Norte da África. E após a extinção do leão-europeu, o leão-do-atlas passou a ser ainda mais utilizado. Júlio César chegou a contar com 600 leões e Pompeu, 400. Por volta de 1700 foi extinto da Líbia. Em 1891 foi extinto da Tunísia e em 1893 da Argélia. O último leão-do-atlas em liberdade foi morto em 1922 no Marrocos, na região dos montes Atlas. Acreditou-se que estava extinto até que foram encontradas em cativeiro algumas populações com características desta subespécie.
Fonte;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leão

O Botafogo e Eu

"Amar um clube é muito mais que amar uma mulher. Ao longo da vida, troquei de namorada, sei lá, mil vezes. E outras mil fui trocado por elas, mas a recíproca não está em jogo, agora. Jamais trocaria o Botafogo, nem por outro clube, nem por nada, neste mundo.

Guardo até hoje, integro, o sentimento do primeiro encontro. Foi no minúsculo estádio de General Severiano, na tarde do dia 10 de setembro de 1944. Tinha eu acabado de chegar de Xapuri, minha terra, e estava embasbacado com a beleza da cidade do Rio de Janeiro.

O jogo era Botafogo e Flamengo.

Meu primo Carlos gosta de assistir em pé, bem no meio da arquibancada; e é aqui que já estamos os dois. O primeiro degrau de cimento fica tão perto do campo que dá até pra ouvir o respirar ofegante dos jogadores. Como eles se xingam! Nunca pensei que fosse assim.

A partida começa. A multidão, dividida ao meio, alterna silêncios e gritos de guerra que me assustam um pouco. Até agora, já se foram 15 minutos de jogo e nada de gol. Meu coração, porém, já dá os primeiros sinais de uma simpatia que não tardará em palpitar dentro do meu peito. Sei que esse time do Flamengo está cheio de craques. Meu primo vai me cantando, um por um: "aquele é o Zizinho - um monstro... aquele outro é o Jaime - joga como um príncipe... esse aéi é o Pirilo".

Do outro lado, só há um craque de fama nacional: é Heleno de Freitas. O resto é de currículo modesto. Mas, todos trazem no peito uma estrela de cinco pontas, radiosa como a luz da tarde ensolarada.

Pois se bem me lembro, foi de vê-la reluzir no peito de Heleno que se deu a revelação. Hoje, mais de meio século depois, eu me pergunto, por mera curiosidade, por que será que não escolhi torcer pelo Flamengo? Afinal, o Flamengo já era o time mais querido do Rio. Dava - pra usar uma expressão mais moderna - dava ibope torcer pelo Flamengo. Tinha acabado de sair bicampeão carioca. Era certeza de alegrias pela frente. E, no entanto, eu preferi trocar o certo pelo duvidoso. Em nome de que idéia? Por que o Botafogo da estrela solitária simbolizada em Heleno e não o Flamengo de Zizinho, de Biguá, de Pirilo - uma soleníssima constelação de craques?

Afinidades eletivas, meus amigos. Coisas do coração. Mistérios da alma. Premonição, talvez, pois, no final do jogo, o Botafogo daria a volta olímpica saudando a sua torcida. Tinha goleado o Flamengo, ganhando de cinco a dois. Heleno marcar dois belos gols, um deles de cabeça. Uma testada bíblica!

Nascia, ali, uma simpatia de mão única, pois o Botafogo nem sabia da minha reles existência. Não sabia, nem precisava saber. O futebol é assim: desperta na pessoa um sentimento virtuoso que transcende a amizade, que vai além do amor e culmina no santo desvario da paixão. Tem de tudo um pouco, porém, é mais que tudo. Torcer por uma camisa é plena entrega. É mais que ser mãe, porque não desdobra fibra por fibra o coração. Destroça-o de uma vez no desespero de uma derrota. Em compensação, remoça-o no delírio de uma vitória.

O Botafogo tem tudo a ver comigo: por fora, é claro-escuro, por dentro é resplendor; o Botafogo é supersticioso, eu também sou. Quantas vezes, vi o roupeiro Aloísio sair dando nós nas cortinas da sede imperial pra amarrar as pernas dos times visitantes, em General Severiano. E eu acreditava piamento nos trunfos do feiticeiro Aloísio. Dava-lhe força pra que os sortilégios do futebol não traíssem o Botafogo.

Houve uma partida em que o Botafogo perdia de um a zero. Carlito Rocha, o grande bruxo da história do clube, me perguntou quanto tempo ainda restava de jogo. Meu relógio estava parado. Começou a esbravejar comigo. Gritava que a desgraça do time estava ali, no meu relógio. Relógio parado dá azar. Arrancou do meu braço a pulseira e jogu fora, com relógio e tudo. Era um reles "patek-cebola". No dia seguinte, Carlito me daria outro, de presente. Igualmente reles, mas, pelo menos, funcionando.

O Botafogo é bem mais que um clube - é uma predestinação celestial. Seu símbolo é uma entidade divina. Feliz da criatura que tem por guia e emblema uma estrela. Por isso é que o Botafogo está sempre no caminho certo. O caminho da luz. Feliz do clube que tem por escudo uma invenção de Deus.

Estrela solitária.

O Botafogo sempre oscilou entre Heleno de Freitas e Garrincha: pássaro de fogo, pássaro de luz; um era glória e tormento, o outro, humor e encantamento. Heleno era impiedoso como a ironia, que fere; Garrincha era límpido e generoso, como o riso, que conforta. Entre os dois jogadores, cujos tempos míticos se somam, e se eternizam, nasceria também para a perpetuidade alvinegra, um craque magistral.

Um dia, consumido de saudades botafoguenses, escrevi um breve poema sobre Nilton Santos. Quanta majestade no trato de uma bola! O moço jamais fez um truque com a bola. Só fazia arte. Nilton não era um jogador de futebol, era uma exclamação. Tu em campo parecias tantos/ E, no entanto - que encanto - eras um só: Nilton Santos.

O torcedor do Botafogo tem um coração repleto de memoráveis cintilações: convivem, na mesma estrela, dribles insondáveis de Garrincha, passes impressentidos de Didi, antevisões de Nilton Santos, cismas de Carlito Rocha e gols, muitos gols, de Heleno de Freitas, cada um mais épico que o outro.

O Botafogo sou eu mesmo, sim senhor! "

Fonte;
ARMANDO NOGUEIRA.
A Ginga e o Jogo, págs 117 -120

Ilhas onde foram feito testes nucleares pela antiga URSS

O arquipélago é administrado pelo Arkhangelsk Oblast. Sua população é de 2.716 ( censo de 2002 ), dos quais 2.622 residem em Belushya Guba , um tipo de aglomeração urbana que é o centro administrativo do distrito de Nova Zembla. A população indígena é composta de cerca de 100 Nenetses , que subsistem principalmente na pesca , captura de urso polar e da caça.

Nova Zembla é composto por duas ilhas principais, separadas pelo estreito Matochkin Estreito , e um número de ilhas menores. As duas ilhas principais são Severny (norte) e Yuzhny (sul). Nova Zembla separa o Mar de Barents no mar de Kara .As montanhas atingem uma altura de 1.547 metros. A ilha do norte contém muitas geleiras , enquanto do Sul tem uma paisagem de tundra.Os recursos naturais incluem o cobre , chumbo e zinco. A área total é de cerca de 90.650 quilômetros quadrados.

Os russos sabiam de Nova Zembla a partir do século 11, quando os caçadores de Novgorod visitou a área.Para os europeus ocidentais, a busca da Passagem do Nordeste , no século 16 levou à sua exploração.A primeira visita de um ocidental Europeu foi por Hugh Willoughby em 1553, e encontrou os navios russos da caça comercial já estabelecido.O explorador holandês Willem Barents, atingiu a costa oeste da Nova Zembla em 1594, e em uma expedição posterior arredondada de 1596 o ponto Norte e inverna no Sudeste da costa norte.(Barents pereceram durante a expedição, e pode ter sido enterrado na ilha do norte.
Durante uma viagem mais tarde, por Fiódor Liitke em 1821-1824, a costa ocidental foi mapeada . Henry Hudson foi outro explorador que passou por Nova Zembla enquanto procurava a Passagem do Nordeste.

A ilha foi sistematicamente examinada por Pyotr Pakhtusov e Tsivolko Avgust no início dos anos 1830. O primeiro assentamento permanente foi criado em 1870 na Malye Karmakuly , que serviu como capital de Nova Zembla até 1926. Algum tempo depois, o centro administrativo foi transferido para Belushya Guba .

Um pequeno número de pessoas Nenets foram reassentados em Nova Zembla em 1870.
Essa população, em seguida, totalizando cerca de 1.500, foi removido em 1950, quando começaram os testes nucleares.
Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial , Nova Zembla brevemente serviu como base secreta de hidroaviões para Marinha alemã, para prestar vigilância de navios aliados em rota para a Sibéria . A base de hidroaviões foi estabelecido pelo U-255.

Em julho de 1954, Nova Zembla foi designada a Nova Zembla Test Site, cuja construção se iniciou em Outubro e existiu durante grande parte da Guerra Fria."A Zona", Chyornaya Guba foi utilizado em 1955-1962 e 1972-1975.
"Zona B", Matochkin Shar foi utilizado para os testes subterrâneos em 1964-1990."Zona C", Sukhoy foi utilizado em 1958-1961 e era o local da explosão de 1961 de Tsar Bomba , a maior bomba nuclear ja construída até então.

Outros testes ocorreram em outros lugares por todo o arquipélago, com uma gama de testes oficiais que abrange mais da metade da massa terrestre. Em setembro de 1961 duas ogivas termonucleares foram lançados de Vorkuta Sovetsky e Salekhard , respectivamente para as áreas afetadas em Nova Zembla. O lançador do foguete foi posteriormente implantado em Cuba .

O maior teste subterrâneo de Nova Zembla teve lugar em 12 de setembro de 1973, envolvendo quatro dispositivos nucleares de 4,2 megatoneladas de rendimento total. Embora bem menor em poder da explosão do que a Tsar Bomba e outros testes atmosféricos, o confinamento das explosões subterrâneas levou a grandes pressões rivalizando com os naturais terremotos.

No caso dos 12, de 1973, o teste de Setembro, a magnitude sísmica de 6,97 na escala de Richter foi atingido, deflagrando um 80 milhões de toneladas de avalanches que bloquearam duas das correntes glaciares e criou um lago de 2 quilômetros.
Ao longo de sua história como um local de teste nuclear, Nova Zembla hospedou 224 detonações nucleares com uma energia explosiva equivalente total a 265 megatons de TNT.Para ter uma idéia, todos os explosivos usados na Segunda Guerra Mundial , incluindo as explosões de duas bombas nucleares dos EUA, elevou-se a apenas dois megatons de TNT.

Em 1988-1989, a glasnost ajudaram a tornar as atividades de testes em Nova Zembla de conhecimento público,e em 1990 o Greenpeace realizaram um protesto no local. O último teste de explosão nuclear foi em 1990 (também o último para a União Soviética inteira União Europeia e Rússia)

OBS; Uma das espécies de animais presente na ilha é o urso polar , cuja população no Mar de Barents região é geneticamente diferente de qualquer outro urso polar.
Glasnost foi a política de publicidade máxima, a abertura ea transparência nas atividades de todas as instituições do governo na União Soviética , junto com a liberdade de informação , introduzida por Mikhail Gorbachev na segunda metade da década de 1980.

Fonte;
wikipedia.org

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Castelo Assombrado de Glamis

O Castelo de Glamis é conhecido como um dos castelos mais assombrado da Grã-Bretanha. sede histórica da família Bowes-Lyon, as terras lhes foram apresentados como um presente por Robert the Bruce em 1372. A família Bowes-Lyon ainda possuem o castelo como os condes de Strathmore, seus membros incluem a Rainha Mãe, que nasceu em Glamis e deu à luz a princesa Margaret.
O castelo remonta ao século 14, e as torres majestosas foram acrescentadas nos anos posteriores.
A capela da família é assombrada por uma tal de Lady Grey, que se diz ser o espírito de Lady Janet Douglas, queimada na fogueira como uma bruxa na Colina do Castelo, de Edimburgo, em 1537, sob a acusação de conspirar para envenenar o rei. É provável que as acusações foram fabricadas por motivos políticos.
Ela é normalmente vista dentro da capela e em cima da torre do relógio.Existe também O fantasma de uma mulher sem língua que assombrar o castelo,ela olhar para fora de uma janela gradeada em algum lugar dentro do castelo. Ela corre sobre o jardim apontando para seu rosto mutilado. Não há nenhuma sugestão de quem ela poderia ser.Um dos fantasmas mais famoso é conhecido como Conde Beardie, que é também conhecido como Alexandre, Conde de Crawford. Supostamente, ele era um homem cruel e perverso, provavelmente decorrente de sua rebelião contra James II. Seu espírito é dito vagar pelo castelo, e há relatos de crianças que acordar e descobre que tem uma figura debruçada sobre a cama.

Earl Beardie (senhor Crawford) que era um homem cruel e indulgente. Um dos contos mais comumente dito sobre ele é a perda de sua alma para o Diabo jogando cartas.
Um domingo, Conde Beardie Depois de uma bebedeira com o conde de Glamis, estava voltando para seu quarto em uma fúria de bêbado gritando por um parceiro para jogar com ele no jogo de cartas. Ninguém queria jogar, finalmente, ele enfureceu-se e falou que ele iria jogar com o próprio Diabo. Inevitavelmente, houve uma batida na porta, e um homem alto, de roupa escura entrou no castelo e perguntou se Earl Beardie ainda precisava de um parceiro. O Conde concordou, e eles foram embora para um quarto no castelo, fechou a porta e começaram a jogar cartas.

O castelo foi abalada com os palavrões e gritos vindos da sala, e um dos servos, dando-nos a curiosidade espreitou pelo buraco da fechadura. Um feixe de luz o deixou cego de um olho. Quando ele voltou para o quarto do estranho, que era o diabo, havia desaparecido juntamente com o Earls Beardie,que tinham perdido no jogo de cartas.
Hoje em dia as pessoas têm relatado palavrões e o barulho dos dados no castelo.

Houve um tempo em que foram penduradas toalhas em todas as janelas do castelo, mas olhando de fora tinham uma janela sem toalha, sugerindo uma sala escondida.

O quarto segredo tem muitos contos a respeito de sua origem, o mais popular é que prende um monstro. Em 1821, o primeiro filho do Conde XI é dito ter sido horrivelmente nascido malformado. Para esconder este fato, a história foi divulgado que o menino tinha morrido, e o bebê foi trancado em uma sala secreta dentro do castelo. O menino sobreviveu malformado e com o tempo um segundo filho nasceu,e foi informado de seu irmão mais velho quando ele teve um pouco mais de idade. O segredo do quarto escondido tinha que ser passada para cada herdeiro em seu aniversário de 21 anos.
Há sugestão de que um operário quebrou acidentalmente uma parede ao fazer alterações no castelo, revelando uma passagem para a sala secreta. Foi-lhe dada uma grande soma de dinheiro para deixar o país e manter o silêncio.

Nota do Blogueiro;
Aqui esta um pouco das inúmeras histórias que giram em torno desse castelo,que são muito mais que essas.

Fonte;http://www.mysteriousbritain.co.uk/scotland/angus/hauntings/glamis-castle.html
Adaptação do texto Devorador do Pecado

sábado, 8 de janeiro de 2011

Projeto obriga filhos de políticos em escolas públicas

PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 480 de 2007
Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1º
Os agentes públicos eleitos para os Poderes Executivo e Legislativo federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal são obrigados
a matricular seus filhos e demais dependentes em escolas públicas de educação básica.
Art. 2º
Esta Lei deverá estar em vigor em todo o Brasil até, no máximo, 1º de janeiro de 2014.
Parágrafo Único. As Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas Estaduais poderão antecipar este prazo para suas unidades
respectivas.

JUSTIFICAÇÃO

No Brasil, os filhos dos dirigentes políticos estudam a educação básica em escolas privadas. Isto mostra, em primeiro lugar, a má qualidade da escola pública brasileira, e, em segundo lugar, o descaso dos dirigentes para com o ensino público. Talvez não haja maior prova do desapreço para com a educação das crianças do povo, do que ter os filhos dos dirigentes brasileiros, salvo raras exceções, estudando em escolas privadas. Esta é uma forma de corrupção discreta da elite dirigente que, ao invés de resolver os problemas nacionais, busca proteger-se contra as tragédias do povo, criando privilégios. Além de deixarem as escolas públicas abandonadas, ao se ampararem nas escolas privadas, as autoridades brasileiras criaram a possibilidade de se beneficiarem de descontos no Imposto de Renda para financiar os custos da educação privada de seus filhos.Pode-se estimar que os 64.810 ocupantes de cargos eleitorais – vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e seus suplentes, governadores e vice-governadores, Presidente e Vice- Presidente da República – deduzam um valor total de mais de 150 milhões de reais nas suas respectivas declarações de imposto de renda, com o fim de financiar a escola privada de seus filhos alcançando a dedução de R$ 2.373,84 inclusive no exterior. Considerando apenas um dependente por ocupante de cargo eleitoras.
O presente Projeto de Lei permitirá que se alcance, entre outros, os seguintes objetivos:

a) ético: comprometerá o representante do povo com a escola que atende ao povo;
b) político: certamente provocará um maior interesse das autoridades para com a educação pública com a conseqüente
melhoria da qualidade dessas escolas.
c) financeiro: evitará a “evasão legal” de mais de 12 milhões de reais por mês, o que aumentaria a disponibilidade de recursos
fiscais à disposição do setor público, inclusive para a educação;
d) estratégica: os governantes sentirão diretamente a urgência de, em sete anos, desenvolver a qualidade da educação pública no
Brasil.

Se esta proposta tivesse sido adotada no momento da Proclamação da República, como um gesto republicano, a realidade social
brasileira seria hoje completamente diferente. Entretanto, a tradição de 118 anos de uma República que separa as massas e a elite, uma sem direitos e a outra com privilégios, não permite a implementação imediata desta decisão.
Ficou escolhido por isto o ano de 2014, quando a República estará completando 125 anos de sua proclamação. É um prazo muito longo desde 1889, mas suficiente para que as escolas públicas brasileiras tenham a qualidade que a elite dirigente exige para a escola de seus filhos.
Seria injustificado, depois de tanto tempo, que o Brasil ainda tivesse duas educações – uma para os filhos de seus dirigentes e outra para os
filhos do povo –, como nos mais antigos sistemas monárquicos, onde a educação era reservada para os nobres.
Diante do exposto, solicitamos o apoio dos ilustres colegas para a aprovação deste projeto.
Sala das Sessões,
Senador CRISTOVAM BUARQUE

Nota do Blogueiro;
Não tenho a menor duvida que o projeto é excelente,o difícil é ser aprovado por esse bando de corruptos,mim desculpe os 5%honesto que tem lá dentro..

Fonte;
http://www.senado.gov.br/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166

Mulher retratada no quadro Mona Lisa


Lisa Gherardini nasceu Florença, 15 de junho de 1479 também conhecida como Lisa del Giocondo, Lisa di Antonio Maria (ou Antonmaria) ou Mona Lisa era um membro da família Gherardini de Florença e da Toscana.
Florença era uma das maiores cidades da Europa, considerada rica e de economia desenvolvida. A vida, porém, não era 'idílica' a todos os seus habitantes, havendo grande disparidade em nível econômico e social. A família de Lisa era antiga e aristocrática, mas com o tempo havia perdido influência na cidade. Tinham uma vida confortável mas não eram ricos, vivendo de rendimentos agrícolas. Antonmaria di Noldo Gherardini, o pai dela, ficou viúvo de duas mulheres, Lisa di Giovanni Filippo de Carducci, com quem se casou em 1465, e Caterina Rucellai, com quem se uniu em 1473. As duas morreram de complicações de parto. A mãe de Lisa era sua terceira mulher, Lucrezia del Caccia, com quem se casou em 1476.

Lisa nasceu na Via Maggio, apesar de por muitos anos os historiadores pensarem que ela havia nascido numa das propriedades rurais da família em Villa Vignamaggio e recebeu o nome de Lisa, uma esposa de seu avô paterno. A mais velha de sete filhos, tinha três irmãs, uma delas chamada Ginevra, e três irmãos, Giovangualberto, Francesco e Noldo.
Em 5 de maio de 1495, Lisa casou-se com Francesco di Bartolomeo di Zanobi del Giocondo, um comerciante, tornando-se sua segunda esposa, com a idade de quinze anos.
O casamento deu a Lisa um status social mais elevado, já que a família do marido tinha mais posses que a dela; por outro lado, imagina-se que Francesco tenha se beneficiado por Lisa ter um nome de família antigo e tradicional.
O casal teve cinco filhos: Piero, Camilla, Andrea, Giocondo e Marietta, quatro deles entre 1496 e 1507. Lisa também criou Bartolomeo, o filho da primeira mulher de seu marido, que tinha um ano quando a mãe morreu.
Como outros florentinos de posses, a família de Francesco era amante e patrona das artes. Seu filho Bartolommeo pediu a Antonio di Donnino Mazzieri que pintasse um afresco no mausoléu da família na Basilica della Santissima Annunziata.
Francesco então encomendou uma pintura de São Francisco de Assis a Domenico Puligo e um retrato de sua mulher a Leonardo Da Vinci. Acredita-se que ele tenha feito a encomenda do quadro de Lisa para comemorar o nascimento de Andrea e a compra da nova casa da família.
Mona Lisa preenchia os requisitos morais dos séculos XV e XVI do retrato de uma mulher de virtudes. Ela é retratada como uma fiel mulher pelos gestos - com sua mão direita pousada sobre a esquerda. Da Vinci também a apresenta como uma mulher na moda e bem sucedida, talvez um pouco mais do que realmente era. Seu costume e o véu negro eram influenciados pela alta moda espanhola da época e não uma imagem de luto pela morte de sua primeira filha, como alguns estudiosos falaram. O retrato tinha os padrões de tamanho dos encomendados pelos bem sucedidos e patronos da época, sendo esta extravagância explicada como uma tentativa de ascensão social do casal.

Da Vinci não teve encomendas nem rendimentos durante a primavera de 1503, o que talvez explique seu interesse em fazer um retrato particular,mas no fim do ano, ele tentou adiar seu trabalho em Mona Lisa por ter recebido uma encomenda para pintar a A Batalha de Anghiari, que tinha um valor superior, e que foi contratado para entregar em fevereiro de 1505. Em 1506, ele considerou a pintura de Lisa inacabada,não recebeu o pagamento e nunca o entregou a seu cliente Francesco.Suas pinturas viajaram com ele por toda a vida e estima-se que a tenha completado finalmente por volta de 1516, na França.
Existem duas versões de estudiosos consideradas para a morte de Francesco e Lisa. Numa delas, ele morreu vitimado pela praga de 1538. Lisa adoeceu e foi levada por sua filha para Sant'Orsola, onde morreu quatro anos depois, em 1 de julho de 1542, com a idade de 63 anos. Outra, afirma que ele viveu até os oitenta anos, morrendo em 1539 e que Lisa deve ter vivido até 1551, quando tinha 71 ou 72 anos.Seus restos estariam enterrados no convento de Santa Úrsula.

Em 2005, um pesquisador-especialista da biblioteca da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, descobriu uma anotação num canto de margem de um livro sobre Cícero, na coleção da livraria, que confirmava a visão tradicional de que Lisa era a retratada no quadro. Na anotação, datada de 1503, um oficial da chancelaria florentina, Agostino Vespucci, comparava Da Vinci ao grande pintor clássico Apeles e comentava que ele no momento pintava o retrato de Lisa del Giocondo, permitindo ligar a data à obra de arte com exatidão.
A pintura, oficialmente catalogada e anunciada pelo Museu do Louvre como Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo,tem estado em custódia da França desde o século XVI, quando foi adquirida pelo rei Francisco I, um patrono das artes; após a Revolução Francesa, em 1789, ela tornou-se patrimônio do povo francês.

Fonte
Wikipédia

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Política do Pão e Circo

Pão e Circo ou "pão e jogos" vem do latim; panem et circenses, é uma metáfora para um meio superficial de apaziguamento.
No caso da política, a frase é usada para descrever a criação e aprovação pública, não através dos requisitos superficial de um povo.
Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

Esta frase tem origem na Roma Sátira X do poeta romano Juvenal ( circa 100 aC). Nesse contexto, a frase panem et circenses (pão e circo) é dado como o único remanescente cuida de uma população romana que deu o seu direito de primogenitura de envolvimento político. Aqui Juvenal mostra o seu desprezo pelo declínio heroísmo de seus contemporâneos romanos: os políticos romanos inventaram um plano em 140 aC, para ganhar os votos dos pobres: Ao dar a comida barata e de entretenimento, os políticos decidiram que esta política de "pão e circo "seria a maneira mais eficaz de chegar ao poder."Já há muito tempo, desde quando vendemos o nosso voto a nenhum homem, as pessoas abdicaram de nossos deveres, porque o povo que era uma vez entregue o comando militar, civil escritório alta, legiões - tudo, agora o detém em si e espera ansiosamente para apenas duas coisas: pão e circo"

"pridem iam, ex quo suffragia Nulli / uendimus, curas effudit; nam olim dabat qui / imperium, fasces, legiones, omnia, nunc SE / continet atques tantum Duas res optat anxius / panem et circenses "
(Sátira, Juvenal 10,77-81)

Juvenal aqui faz referência à prática romana de prestação de trigo livre de cidadãos romanos, assim como caros jogos de circo e outras formas de entretenimento como um meio de conquistar o poder político através do populismo . A Annona (em grão dole) foi iniciada sob a instigação do popularis político Caio Semprônio Graco em 123 aC, que permaneceu como um objeto de disputa política, até que foi levada sob o controle dos imperadores romanos .Nota do Blogueiro;
Nos tempos mais modernos tivemos, e temos vários exemplos desse tipo de política.
NO filme, Gladiador, inclui uma cena em que as multidões são regadas com pães quando os gladiadores entrar no ringue.
Os intelectuais espanhóis entre os séculos 19 e 20 queixou-se do semelhante toros y pan "pão e touradas ". Parece que da mesma forma como em russo и зрелищ хлеба ("pão e do espetáculo")
Aqui no Brasil,infelizmente as emissoras de tvs,assim como a maioria dos governantes também usa de tais artifícios,um exemplo bem claro disso é o Big Brother Brasil,que dessa vez será a 11*edição!!(tem as suas versões nas outras emissoras,como Casa dos artistas no SBT e A fazenda da Record)
Parem com essa porcaria pelo amor de Deus!esse programa deixa as pessoas mais burros!
Com tantas coisas para se preocuparem, ou até mesmo ir as ruas reivindicarem dos políticos,as pessoas ficam na frente da tv,perdendo tempo,dinheiro, neurônios e futuro.
Fonte;
http://en.wikipedia.org/wiki/Bread_and_circuses
Google

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Serra do Mar

A Serra do Mar é uma cadeia montanhosa do relevo brasileiro que se estende por aproximadamente 1500 km ao longo do litoral leste/sul, indo desde o estado do Espírito Santo até o sul do estado de Santa Catarina.
No estado de São Paulo, a Serra do Mar atravessa as 3 regiões litorâneas (norte, central e sul).
A Serra situa-se bem junto ao mar no norte, como por exemplo em Ubatuba. No centro há uns poucos quilômetros de planície nos quais estendem-se municípios como Praia Grande, e na direção de Iguape ao sul a largura da planície cresce para algumas dezenas de quilômetros. Junto à Grande São Paulo, a Serra chega à altura média de 800 m (a cidade de São Paulo possui uma altitude média de 780 m).
A Serra do Mar pertence ao "Complexo Cristalino Brasileiro" sendo constituída em sua maioria por granitos e gnaisses.
As formas atuais da Serra do Mar derivam de vários fatores: diferença de resistência das rochas, falhamento do relevo e sucessivas trocas climáticas.
Em alguns trechos, a Serra do Mar se apresenta como escarpa (Graciosa e Farinha Seca), em outros é formada por serras marginais que se elevam de 500 a 1.000 metros sobre o planalto. São blocos que recebem diversas denominações: Capivari Grande, Virgem Maria, Serra dos Órgãos (Ibitiraquire), Marumbi entre outras formas de relevo.
O último segmento de montanhas da Serra do Mar, no estado do Rio de Janeiro, recebe o nome local de Serra dos Órgãos, e possui os mais altos picos de toda a Serra do Mar, como a Pedra do Sino de Teresópolis (2268 metros), o pico da Caledônia (2262 metros) em Nova Friburgo, e outros picos maiores localizados no parque estadual dos três picos, onde se encontram: os três picos (uma formação rochosa de Granito e Gnaisse com mais de 2300 metros de altura (Pico Maior de Friburgo: 2316m - ponto culminante da Serra do Mar) que possui três picos (ou "três agulhas") na parte superior desta rocha.
Na Serra de Paranapiacaba (um nome local dado a este segmento de montanhas da Serra do Mar),se encontram as maiores altitudes do Paraná, destacando-se os seguintes picos: Pico Paraná (1.877 metros), Caratuva (1.850 metros), Ferraria (1.835 metros), Taipabuçu (1.817 metros) e Ciririca (1.781 metros).
Dirigindo-se mais para o sul aparecem outras serras marginais, tais como Castelhanos, Araraquara, Araçatuba e Iquiririm (esta última, já na divisa do Paraná com Santa Catarina).
Também são marginais, os ramais que se dirigem para o litoral, como as serras da Igreja, Canavieiras e da Prata.Nota Do Blogueiro;
A serra do Mar,assim como nossa natureza em geral é de um valor inestimável.
A fauna e a flora são extremamente abundantes,fazer turismo de forma ecologicamente correto é uma boa pedida, gerando renda para povoados que moram no entorno da serra ou mesmo nela,como por exemplo a vila de Paranapiacaba que é um distrito da cidade de santo andré.
Sou a favor,e apoio o turismo inteligente que não poluir, e que de diversas formas gerar renda a comunidades que respeita o meio ambiente(ecologicamente corretas)Nesse ultimo reveillon passei 3 dias na vila de Paranapiacaba,recomendo-o para qualquer um que ame a natureza!visite essa vila,apaixone-se por ela também!

Fonte;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Mar