terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Torre Negra

A Torre Negra (The Dark Tower) é uma série literária escrita pelo estadunidense Stephen King. Misturando ficção científica, fantasia e terror numa narrativa que forma um verdadeiro mosaico da cultura popular contemporânea, o enredo segue um "pistoleiro" e sua busca em direção a uma torre, cuja natureza é tanto física quanto metafórica. Considerada a magnum opus do escritor, levou trinta e três anos para ser concluída  de 1970 a 2003. Em 2010 havia alcançado a marca de 30 milhões de exemplares vendidos.A saga é inspirada no universo imaginário de J.R.R. Tolkien, no poema épico do século XIX "Childe Roland à Torre Negra Chegou" escrito por Robert Browning, e repleta de referências à cultura pop, às Lendas Arturianas e ao faroeste.

O Pistoleiro (The Gunslinger) Em março de 1970, Stephen King começou a escrever quando tinha apenas 19 anos, tendo como inspiração os livros de J. R. R. Tolkien e filmes de caubóis do Velho Oeste. Os cinco capítulos do livro foram primeiramente publicados na revista The Magazine of Fantasy & Science Fiction:
 "The Gunslinger" (Outubro de 1978)
 "The Way Station" (Abril de 1980)
 "The Oracle and the Mountains" (Fevereiro de 1981)
 "The Slow Mutants" (Julho de 1981)
 "The Gunslinger and the Dark Man" (Novembro de 1981)
A primeira publicação do texto integral ocorreu em 1982, como uma edição limitada, tendo sua publicação em massa ocorrido apenas em 1988.
Desde então o livro foi lançado em vários formatos diferentes, incluindo caixas contendo os demais volumes da série. Em 2003, King revisou a versão original de O Pistoleiro, acrescentando ou retirando algumas passagens, com o objetivo de manter o primeiro volume coerente com o restante da série.

A Escolha dos Três (The Drawing of the Three) é o segundo livro da série A Torre Negra escrito em 1970 e publicado por Donald M. Grant em 1987.

As Terras Devastadas (The Waste Lands) é o título do terceiro volume da série A Torre Negra publicado em 1991.

Mago e Vidro (Wizard and Glass) é o título do quarto volume da série A Torre Negra publicado em 1997.

Lobos de Calla (Wolves of the Calla) é o título do quinto volume da série A Torre Negra publicado em 2003.

Canção de Susannah (Song of Susannah)é o título do sexto volume da série A Torre Negra publicado em 2004.

A Torre Negra (The Dark Tower) é o título do sétimo e último volume da série A Torre Negra publicado em 2004.
Livro à parte( pode ser lido sozinho, sem o conhecimento prévio dos demais livros )
O Vento pelo buraco da fechadura (The Wind Through the Keyhole) foi anunciado no site oficial de King em 10 de março de 2011,tendo sido lançado em edição especial em 21 de fevereiro de 2012 e publicado oficialmente em 24 de abril do mesmo ano.
King observou que a história do romance está situada entre o quarto e o quinto livros da série, e deve contar o que aconteceu ao Ka-tet antes de chegar à cidade de Calla; a obra deverá ser também menor do que o segundo livro, porém maior do que o primeiro.

Fonte;
Wikipédia

Nenhum comentário: