sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Royalties futuros irão para educação

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta sexta-feira (30/11/12) que todos os royalties de futuras concessões do petróleo serão destinados para a área de educação. O objetivo do governo, segundo ele, é criar uma "poupança a longo prazo do País", para que o Brasil não enverede pelo caminho da "doença holandesa".

"(A presidente Dilma Rousseff) Tomou decisão que, no meu ponto de vista, tem grande significado histórico. Todos os royalties a partir da data das futuras concessões, seja em terra, seja no mar, todos os royalties irão para a educação, isso envolve todas as prefeituras, todos os governos e a União", afirmou o ministro. Segundo o ministro, "não há futuro melhor do que investir na educação".

De acordo com o ministro, 50% de todo o rendimento do Fundo Social, que receberá parte dos royalties, também será destinado para educação. "Só educação fará o Brasil ser uma nação efetivamente desenvolvida, é um alicerce do desenvolvimento", afirmou. Para Mercadante, os royalties são "uma riqueza que tem de ser investida para preparar o Brasil para quando não a tivermos mais".

A presidente Dilma Rousseff precisou usar até as últimas horas disponíveis para bater o martelo sobre o projeto que trata da redistribuição dos royalties do petróleo. Pressionada por Estados produtores que temem a quebra nas contas, Dilma decidiu vetar parcialmente o projeto de lei aprovado no Congresso, editando uma medida provisória.

Nota do Blogueiro
Finalmente algo construtivo vindo do lado dos políticos, sem educação ninguém vai a lugar algum,não só o Brasil, mais qualquer outro país no mundo!
Educação é a base de qualquer outra área básica para um país crescer e se torna de "primeiro mundo".

Fonte
ESTADÃO

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Palestinos conquistam reconhecimento de Estado soberano na ONU

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas aprovou nesta quinta-feira por maioria esmagadora o reconhecimento implícito de um Estado soberano palestino depois que o presidente palestino, Mahmoud Abbas, pediu que a ONU emitisse a sua tão atrasada "certidão de nascimento".
A resolução aprovada mudou o status de observador da Autoridade Palestina de "entidade" para "Estado não-membro", como o Vaticano. A resolução recebeu 138 votos a favor, 9 contra e teve 41 abstenções. A Assembleia Geral é formada por 193 países.

A assembleia aprovou a resolução, apesar das ameaças de Estados Unidos e Israel de castigar a Autoridade Palestina mediante a retenção de fundos muito necessários. Diplomatas na ONU disseram que Israel deve evitar uma retaliação dura enquanto os palestinos não procurarem aderir ao Tribunal Penal Internacional.
A votação tão esperada aconteceu depois que Abbas denunciou Israel por suas "políticas agressivas e a perpetração de crimes de guerra" durante discurso na ONU, declarações que provocaram uma resposta furiosa do Estado judeu.

"Sessenta e cinco anos atrás, neste dia, a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução 181, que dividiu a terra da histórica Palestina em dois Estados, se tornando a certidão de nascimento de Israel", disse Abbas, após ser ovacionado em pé.
"A Assembleia Geral é convocada hoje a emitir uma certidão de nascimento da realidade do Estado da Palestina", disse Abbas.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, respondeu rapidamente, condenando a forte crítica a Israel feita por Abbas como "hostil e venenosa" e cheia de "propaganda falsa".
"Essas não são as palavras de um homem que quer paz", disse Netanyahu em um comunicado divulgado por seu gabinete em Israel.
Pelo menos 17 países europeus votaram a favor da resolução palestina, incluindo Áustria, França, Itália, Noruega e Espanha. Abbas concentrou sua campanha na Europa, que fornece grande parte da ajuda da qual a Autoridade Palestina depende. Grã-Bretanha, Alemanha e outros optaram por se abster.
A República Tcheca foi o único país na Europa, junto a Estados Unidos, Israel, Canadá, Panamá e pequenos Estados insulares do Pacífico, como Nauru, Palau e Micronésia, que votaram contra a medida.
O Brasil votou a favor da resolução palestina.
Em nota divulgada pelo Itamaraty, o governo brasileiro felicitou o resultado da votação e reiterou o seu apoio à retomada imediata de negociações entre israelenses e palestinos "que conduzam ao estabelecimento de uma paz sustentável e duradoura baseada na solução de dois Estados."
Após a votação, a embaixadora norte-americana na ONU, Susan Rice, pediu a retomada imediata das negociações de paz.

"O povo palestino vai acordar amanhã e descobrir que pouco sobre suas vidas mudou, exceto que as perspectivas de uma paz duradoura só recuaram", disse.
"Os Estados Unidos convocam ambas as partes a retomar conversações diretas, sem pré-condições, sobre todos os temas que os dividem e prometemos que os EUA estarão lá para apoiar as partes vigorosamente em tais esforços", disse a embaixadora.
Ela acrescentou que ambas as partes devem "evitar quaisquer ações provocativas na região, em Nova York ou em qualquer lugar."
No entanto, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, lamentou e considerou a votação como "infeliz e contraproducente" que coloca mais obstáculos no caminho para a paz.
"Temos claro que apenas por meio de negociações diretas entre as partes palestinos e israelenses podem alcançar a paz que ambos merecem: dois Estados para dois povos com uma Palestina soberana viável e independente, vivendo lado a lado em paz e segurança com um Israel judeu e democrático", disse Hillary em um discurso em Washington sobre as tendências de política externa.
Conceder aos palestinos o título de "Estado observador não-membro" não implica uma adesão plena à ONU, algo que os palestinos não conseguiram no ano passado. Mas isso permitirá que eles tenham acesso ao Tribunal Penal Internacional e outros organismos internacionais.
As conversações de paz estão paralisadas há dois anos, principalmente pela questão dos assentamentos israelenses na Cisjordânia, que aumentaram apesar de serem considerados ilegais pela maior parte do mundo.
Em seu projeto de resolução, os palestinos se comprometeram a relançar o processo de paz imediatamente depois da votação na ONU.

Fonte
Yahoo

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Como Roubar Criativamente

De acordo com  o apostolo Valdemiro ventura, durante os meses de novembro e dezembro  você faça diferente no dizimo invés de dar os 10% do seu salario,você dar 10%  em valor do salario que você pretende ganhar no próximo ano!
Palavras dele
""Esse é o dízimo da renda que vou ter mensalmente em 2013”
Mas em contra partida você terá seu nome inscrito no "livro dos Dizimistas"que será levado ao Monte Carmelo,em Israel no final de dezembro!que máximo!!

 

Fonte
Youtube

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cai desmatamento na Amazônia!(finalmente boa notícia!)

O governo federal anunciou a menor taxa de desmatamento já registrada desde que o governo passou a monitorar a destruição da Amazônia, em 1988.
Os dados apontam uma redução de 27% no ritmo de desmatamento da floresta entre agosto de 2011 e julho deste ano em comparação com os 12 meses anteriores.
No último ano, segundo dados preliminares do monitoramento de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram derrubados 4.656 quilômetros quadrados de Floresta Amazônica. Na medição anterior, o desmatamento fora de 6.418 quilômetros quadrados.

A margem de erro da estimativa é de 10%. Os dados consolidados serão divulgados no início de 2013.
A medição ocorreu antes da alteração do Código Florestal, em outubro. Ambientalistas temem que a nova lei, que consideram mais frouxa em relação aos que derrubaram florestas ilegalmente, possa aumentar o desmatamento nos próximos anos. O governo contesta a opinião e diz que novas tecnologias de fiscalização continuarão a baixar os índices.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o resultado obtido na última medição deve antecipar o cumprimento da meta do governo de reduzir o desmatamento para 3.925 quilômetros quadrados ao ano em 2020.
Entre 1996 e 2005, o desmatamento na Amazônia alcançava cifras médias de 19,6 mil quilômetros quadrados anuais. Calcula-se que a Floresta Amazônica ocupe cerca de 4 milhões de quilômetros quadrados no Brasil, metade do território do país.
Apesar da redução do ritmo do desmatamento na Amazônia como um todo, alguns Estados tiveram trajetória inversa, como Acre (aumento de 10%), Amazonas (29%) e Tocantins (33%).
"Lamentavelmente, percebemos em Estados que não tinham performance agressiva de desmatamento um sinal de que ele está aumentando", disse Teixeira.
A ministra apontou entre as razões para o crescimento dos índices nessas áreas a urbanização e a ocupação ilegal de terras às margens de rodovias.
Teixeira disse ainda que uma prática de desmatamento que havia desaparecido voltou a ser registrada pela fiscalização. Segundo ela, alguns desmatadores mantêm nas estradas "fogueteiros", que os avisam da presença de fiscais do Ibama. Antes da chegada dos fiscais, eles põem fogo na floresta para que, posteriormente, tratores e motosserras concluam a limpeza.

Outros desmatadores, diz a ministra, passaram a pintar tratores de verde, para que dificultar sua localização por satélites.
Teixeira celebrou, no entanto, a redução na taxa de desmatamento nos dois Estados que tradicionalmente mais derrubam a floresta: Pará (44%) e Mato Grosso (31%). Os dois, porém, continuam no topo da lista dos Estados que mais destroem a Amazônia.
No Mato Grosso, segundo a ministra, a redução no desmatamento ocorreu apesar da manutenção da prática do "correntão", pela qual correntes amarradas a tratores arrancam a floresta do solo.
Teixeira diz que o governo estadual havia firmado com o Ministério do Meio Ambiente o compromisso de aprovar uma lei proibindo a prática, o que ainda não ocorreu.
Na cerimônia em que anunciou as taxas de desmatamento, Teixeira ainda apresentou mudanças na fiscalização da atividade. Ela diz que, a partir de 2013, todos os autos de infração serão registrados eletronicamente por aparelhos com GPS.
A estratégia tem o objetivo de evitar erros na localização das infrações. Segundo a ministra, falhas na localização das infrações alimentavam uma "indústria de advogados, que buscavam erros para anular os autos". Além disso, diz ela, a possibilidade de alterar o local da infração tornava alguns fiscais vulneráveis à corrupção.

Também presente no evento, o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, disse que, no ano que vem, uma nova família de satélites entrará em operação, aprimorando a fiscalização do desmatamento amazônico.

Fonte
BBC Brasil

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Israel x Palestina(Faixa de Gaza) "conflito" em imagens







Nota do blogueiro

Interessante lembrar,que os EUA falou que Israel tem o direito de se defender,mas os números de baixas, da outro contraste já que ultrapassa as 100 vitimas do lado palestino e 3 do lado Israelense ,vemos um significativo progresso palestino já que a invasão Israelense em gaza há quatro anos atrás deixaram na região um saldo de 1,400 palestinos mortos e 13 Israelenses!!!
Agora falem,isso é um conflito ou um massacre?
isso que se chama direito de se defender?
Isso é a paz cristã?
Isso é mostrar respeito a todas vitimas do Holocausto?

Fonte
Daily mail

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Solitário

Como um fantasma que se refugia
Na solidão da natureza morta,
Por trás dos ermos túmulos, um dia,
Eu fui refugiar-me à tua porta!

Fazia frio e o frio que fazia
Não era esse que a carne nos conforta
Cortava assim como em carniçaria
O aço das facas incisivas corta!

Mas tu não vieste ver minha Desgraça!
E eu saí, como quem tudo repele,
— Velho caixão a carregar destroços —

Levando apenas na tumbas carcaça
O pergaminho singular da pele
E o chocalho fatídico dos ossos!

Fonte
Livro EU e Outras poesias,Augusto dos Anjos Acervo pessoal AJS
(Devorador do Pecado)

Homens cafajestes,culpa das mulheres !!



Nota do Blogueiro
Nada melhor do que a realidade falada por uma mulher.
Essa é uma das diversas formas do qual a mulher induz ao homem virá cafajeste.
Vesti-se como piriguete é outra forma,já que instinto é uma coisa que não deve nunca ser posto a prova.
As mulheres de hoje fica na rivalidade,quem se veste de uma maneira mais extravagante(chamativa )que a outra, ganha.( pontos??)
"competição descartável e desnecessária mais da Ibope,e isso elas gostam"..

Fonte
Acidez Feminina

Medida que define crimes cibernéticos

O Senado aprovou em votação simbólica, o substitutivo do relator Eduardo Braga (PMDB-AM) ao projeto de lei que tipifica os crimes online. A proposta altera o Código Penal, introduzindo crimes como o de invasão da rede de computadores ou de equipamentos, como ocorre com a clonagem de cartões de crédito em postos de gasolina e outros estabelecimentos comerciais. As penas variam de 3 meses a 3 anos de detenção, mais multas.

Braga disse que, das 58 bilhões de operações que ocorrem por ano hoje no País, cerca de 2 bilhões são fraudadas. O número, segundo ele, mostrou a exigência da sociedade em dar uma resposta para conter esses crimes, enquanto o novo Código Penal não fica pronto. Na falta de lei, os juízes tratam hoje os crimes cibernéticos como estelionato ou então mandam arquivar a denúncia, informou o senador.

O texto original, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), foi modificado pelos senadores e por isso terá de ser reexaminado na Câmara dos Deputados. O projeto foi aprovado em maio naquela Casa, quando do vazamento na internet de fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann, com ampla repercussão na mídia.(ela deve ter adorado essa repecursão,escolhida mulher do ano,por seu reaparecimento na mídia,causado por imagens vazadas,que na verdade não tem nada demais já que ela faz "piores"em cenas da novela)
Entre os crimes tipificados pelo projeto está, ainda, aquele praticado por hackers invasores de sistemas, que passarão a ser punidos com pena de detenção de 1 a 3 anos.
Serão igualmente punidos os que dificultarem as operações de sites ou da invasão de dispositivos de informática mediante o uso indevido de mecanismos substitutos de senhas. Está também previsto punição para quem violar equipamentos e sistemas conectados ou não à rede de computados sem autorização do titular ou para instalar mecanismo que os tornem mais vulneráveis.

As penas relativas a esses crimes serão aumentadas se o delito envolver a divulgação, comercialização ou transmissão a terceiros do material obtido na invasão. Será ainda agravada se a invasão resultar na obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas como definidas em lei ou ainda se o objetivo for o de obter o controle remoto do dispositivo invadido.

Fonte
Estadão

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Diocese apoia revogação do reajuste salarial dos vereadores

A Diocese de Piracicaba (SP), por meio da Pastoral do Serviço de Caridade (Pasca), colhe assinaturas dos fiéis nas 28 paróquias do município para um projeto de lei que quer revogar o aumento de 66% no salário dos vereadores. A entidade, que representa a Igreja Católica na região, também pressiona por uma emenda na Lei Orgânica da cidade, por novas regras no reajuste salarial dos parlamentares.

Os dois projetos são de iniciativa do grupo Reaja Piracicaba, movimento popular que realiza protestos contra as decisões tomadas pela Câmara Municipal este ano. A Diocese pretende colher 500 assinaturas em cada paróquia até o dia 19 de novembro. Para uma lei de iniciativa popular ser aprovada, são necessárias 13.500 assinaturas, número equivalente a 5% do total de eleitores de Piracicaba.
Segundo o presidente da Pasca e coordenador municipal do Conselho Nacional dos Laicatos do Brasil, Antonio Oswaldo Storel, as assinaturas dos fiéis são colhidas há duas semanas. “Aprovamos essa iniciativa junto ao Bispo e com o coordenador da Pastoral. Quem se interessar, deve ir até a paróquia mais próxima no horário comercial e assine os manifestos”, explicou Storel.
Ainda de acordo com o membro da Pastoral, a entidade não pode se ausentar de discussões que dizem respeito à população da cidade. “Os vereadores não tiveram habilidade para lidar com as manifestações do Reaja, que são legítimas. A diocese, através da Pasca, apóia esses protestos”, disse o coordenador do Conselho Nacional dos Laicatos do Brasil.
Segundo o engenheiro agrônomo Ricardo Otto Schmidt, representante do Reaja Piracicaba, o apoio da Igreja Católica é bem vindo ao movimento. “Temos o apoio de várias igrejas, não só a católica. A idéia é que tenhamos o apoio de diversas instituições e de vários segmentos”, disse.
O representante do Reaja também elogiou a estrutura da Diocese de Piracicaba e espera que a instituição ajude o movimento a atingir o objetivo. “Eles são organizados e isso é ótimo. Temos 50 pontos fixos do Reaja. Com mais as paróquias, conseguiremos as assinaturas necessárias”, afirmou o engenheiro agrônomo.

O diretor jurídico da Câmara de Piracicaba, Robson Soares, lamentou a posição da Diocese e afirmou ao G1 nesta quarta-feira (14) que os vereadores deveriam ter sido consultados antes de qualquer medida por parte da Igreja Católica. “Os vereadores deveriam ter sido ouvidos para explicar seus motivos. Não temos mais o que falar sobre esse assunto”, disse o advogado.
Segundo Soares, não é possível que o salário dos vereadores seja reajustado mesmo com a iniciativa popular, pois é contra a Constituição Federal. “Isso iria contra o principio da anterioridade. Não é possível uma alteração no subsídio dos parlamentares 180 dias antes da nova legislatura. Uma nova alteração só valerá para depois de 2016”, explicou o diretor jurídico.

Nota do Blogueiro
Apoiadissimo!!(Parabéns a diocese pelo apoio ao povo)
Mas sabe como é, nada popular é bem visto,sempre vem as desculpas defamatorias quando o povo entrar entre os politicos e o dinheiro..(Câmara de Piracicaba formula dossiê para desqualificar movimento 'Reaja')

Fonte
G1

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tamanho é documento sim!

Uma nova pesquisa da revista " Journal of Sexual Medicine " confirmou os piores temores de alguns homens.
 A pesquisa, que foi coordenada por Stuart Brody , psicólogo da Universidade do Oeste da Escócia - foi realizado com uma amostra de 323 mulheres , que perguntado sobre seus recentes encontros sexuais, suas preferências na cama considerar se o comprimento do pênis influencia quando o orgasmo.

 A conclusão, felizmente ou infelizmente, era claro e quase unânime: as mulheres com 'orgasmos vaginais " afirmação frequente de que chegar ao clímax com mais facilidade com os homens com pênis maiores . "Isto pode ser devido, pelo menos em parte, a um aumento da capacidade de um pênis mais longo para estimular a todo o comprimento da vagina, colo do útero.
Por sua vez, o especialista acrescentou que "a ansiedade sobre o tamanho do pênis que os homens nem sente representa um estereótipo masculino arbitrária, mas pode corresponder a uma avaliação precisa do tamanho,que é importante para muitas mulheres."

Estes dados vieram poucas semanas depois que essa mesma revista realizou uma investigação sobre as diferenças entre os orgasmos "vaginal" e de "clitóris" , fenômenos que foram rotulados como distinta ativam áreas diferentes do cérebro.
Na verdade, a pesquisa confirmou uma série de estudos anteriores que mostraram que, ao contrário da crença popular, de que havia apenas uma maneira de satisfazer uma mulher na cama . E, a análise mostrou que o "orgasmo vaginal" é muito diferente ao obtido por estimulação do clitóris.

No entanto, este ponto de vista contrasta fortemente com um ensaio que indicou que a parede frontal da vagina está intimamente relacionado com as partes internas do clitóris, o que significaria que a estimulação da vagina sem ativar o clitóris deve ser impossível.
Por sua vez, e de acordo com vários estudos, a capacidade de atingir o orgasmo através da estimulação vaginal pode estar relacionada com a saúde física e mental, como essas mulheres eram mais propensas a ter um orgasmo sem estimulação do clitóris.

Fonte
Jornal Espanhol ABC

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Instintos realmente funciona

Confiando em seus instintos realmente funciona, dizem os cientistas. Você estará bem 90% do tempo.
Para os cientistas que por séculos estudaram como tanto instinto e intelecto figura no processo de tomada de decisão. 
Um novo estudo mostrou que forçada a escolher entre duas opções com base no instinto, os participantes fizeram a chamada direita até 90 por cento do tempo.
Professor da Escola de Usher Marius Universidade de Tel Aviv de Ciências Psicológicas e seus colegas pesquisadores dizem que suas descobertas mostram que a intuição era uma ferramenta surpreendentemente poderoso e preciso.


Mesmo ao nível intuitivo, uma parte importante do processo de tomada de decisão é a integração de valor - ou seja, tendo em conta os pontos fortes e fracos de cada opção para chegar a uma visão global, explicou Usher .
Ele disse: "O estudo demonstra que os seres humanos têm uma notável capacidade de integrar o valor quando o fazem intuitivamente, apontando para a possibilidade de que o cérebro tem um sistema que se especializa em média de valor.
"Este poderia ser o sistema operacional no qual comuns processos de decisão são construídas.

"A fim de chegar ao núcleo do sistema, Usher  desenvolveu um experimento para colocar os participantes através de um processo de tomada de decisão controlado. 
Em uma tela de computador, os participantes foram mostrados seqüências de pares de números em rápida sucessão. Todos os números que apareciam à direita da tela e todos do lado esquerdo foram consideradas um grupo, cada grupo representou o retorno sobre o mercado de ações.
Os participantes foram convidados a escolher qual dos dois grupos de números teve a média mais elevada.
Porque os números mudaram tão rapidamente - 03:58 pares a cada segundo - os participantes não foram capazes de memorizar os números ou fazer cálculos matemáticos adequados.
Para determinar a média mais alta de um ou outro grupo, eles tinham que confiar em aritmética intuitiva.
Sua maior precisão quando mais data foi apresentado.
Quando mostrado seis pares de números de participantes escolheram precisão de 65 por cento do tempo. 
Mas quando foram apresentados 24 pares, a taxa de precisão aumentou para cerca de 90 por cento.
"Intuitivamente, o cérebro humano tem a capacidade de levar em muitos pedaços de informações e decidir sobre um valor global", disse Usher. 
'Reações viscerais pode ser confiável para tomar uma decisão de qualidade. "
Os resultados do estudo foram publicados na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências.

Fonte
Daily Mail

domingo, 11 de novembro de 2012

Expressões populares


Do tempo da onça
A expressão é associada ao Sargento-Mor José Correia da Silva, chefe do policiamento militar no Recife (de 1787-1811), cujo apelido era Onça, por causa de sua coragem e comportamento violento. O apelido e a expressão também são associados ao governador do Rio de Janeiro Luís Vahia Monteiro, no período de 1725 a 1732. Este teria escrito ao rei D. João VI “Nesta terra todos roubam. Só eu não roubo”. A frase é usada quando nos referimos a um tempo ou práticas antigas e datadas.

Outros quinhentos
“Ah, isso já são outros quinhentos...” Essa frase é tão comum que parece uma gíria atual, mas sua origem conta mais de 500 anos... No século 13, na Península Ibérica, os fidalgos da elite que tivessem sofrido alguma injúria poderiam exigir a reparação do agressor em 500 soldos. Quem não pertencesse a essa hierarquia, deveria pedir apenas 300 soldos. Se houvesse uma nova agressão ou insulto verbal, uma nova multa deveriar ser cobrada. Ou seja: outros quinhentos. O sentido dado é algo como “uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa”.

Pentear macacos
“Vá pentear macacos!”. É o que se diz para alguém que está incomodando; como se fosse “vá chatear outra pessoa”. Trata-se da adaptação brasileira de um provérbio português que diz “mal grado haja a quem asno penteia”, cujo primeiro registro data de 1651. Nessa época, pentear ou escovar animais de carga, como burros e jumentos, não era uma tarefa bem vista, já que esse tipo de animal não precisava estar lustroso nem penteado para executar sua tarefa.

Casa da Mãe Joana
Joana (1326-1382) era rainha de Nápoles e condessa da Provença. Acusada de estar envolvida numa conspiração de assassinato de seu próprio marido Andrew, ela fugiu para Avignon (França). Lá, “colocou as manguinhas de fora” e resolveu mandar na cidade. Uma de suas ações foi regulamentar os bordéis, que ficaram conhecidos como “paços da Mãe Joana”. Aqui no Brasil, a expressão utilizada foi “casa da Mãe Joana”, ou seja: um lugar sem regras, desorganizado, onde todos têm liberdade para tudo.

Santo do pau oco
Pessoa que se faz de boazinha, mas no fundo não é nada boazinha. Nos séculos 18 e 19 os contrabandistas recheavam estátuas ocas de santos com ouro em pó, moedas e pedras preciosas. Os inofensivos esconderijos eram enviados para Portugal.

Sem eira nem beira
O indivíduo “sem eira nem beira”, é um pobretão sem posse nenhuma. Para começo de conversa: a eira é um terreno onde secam grãos ao ar livre; a beira é a beirada da eira que impede que o vento leve os grãos. No Nordeste brasileiro, a explicação é um tanto diferente. Antigamente, as casas dos ricos tinham um telhado triplo, composto de eira, beira e tribeira. Os pobres, sem condições de construírem tal estrutura, apenas faziam a tribeira, ficando “sem eira nem beira”.

Rabo entre as pernas
O sujeito que sai de um lugar com o rabo entre as pernas sai humilhado, de forma covarde. Aliás, a palavra covarde tem relação com o francês “coue” (atualmente “queue”), que quer dizer cauda, rabo ou rabudo. Resgata a imagem dos animais que baixam a cauda quando fogem.

Maria vai com as outras
Nome dado a pessoas que costumam mudar de opinião muito facilmente, conforme a opinião da maioria ou a conveniência. Câmara Cascudo explica a sua origem: “ Refere-se à sequência das 150 ave-marias no rosário, cada qual separada por um dos quinze padre-nossos. A uma Maria, seguem-se as demais.
Há uma outra história para explicar a origem desta expressão. Ela faz referência à Dona Maria I, rainha de Portugal no final do século 18. Conhecida como “A Piedosa”, por sua extrema devoção religiosa, e também com “A Louca”, por ter sido acometida por uma doença mental. Em razão da sua condição, vivia reclusa e só saía acompanhada de suas damas (“as outras” da frase).

Virar a casaca
Denomina o indivíduo que muda drasticamente de convicção. Como, por exemplo, o torcedor apaixonado de um time que, de repente, passa a torcer para outro. Mais uma vez, Câmara Cascudo elucida a frase: “Contam que Carlos Emanuel III de Savóia, (1701 - 1773), defendendo seu ameaçado patrimônio territorial, aliava-se aos franceses ou aos espanhóis, conforme a utilidade, usando alternadamente as cores nacionais desses países em sua casaca de gala”.

Dois bicudos não se beijam
Antigamente, no Nordeste brasileiro, bicudo era o valentão que carregava a sua inseparável bicuda, punhal ou faca afiada e longa. Dificilmente, dois valentões com bicudas iriam se dar bem por aí e, ainda mais, se beijar..

Expressões que você achava que conhecia

Todos devem conhecer a brincadeira do telefone sem fio, onde a primeira segreda no ouvido da outra uma frase qualquer. Daí essa vai fazer a mesma coisa com a seguinte e assim por diante. A graça é quando a última pessoa revela o que lhe foi passado ou o que ela entendeu. O resultado é sempre diferente da frase inicial e, muitas vezes, não faz sentido algum.
Muitos ditos populares ou provérbios sofreram do mesmo processo. As expressões que conhecemos parecem tão “normais” que nem desconfiamos que a forma original era um tanto quanto diferente...

Quem tem boca vai a Roma
Dá a entender que o sujeito que se comunica se vira bem em qualquer lugar, até em Roma. A frase original: “Quem tem boca vaia Roma”, do verbo vaiar mesmo.

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão
O versinho, que aprendemos quando crianças, evoca uma imagem bonitinha de uma batatinha quase se esborrachando no chão.
A frase original: “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão”. A rama é o conjunto de ramos de uma planta.

Cor de burro quando foge
Geralmente usamos a expressão para indicar uma cor indefinida, às vezes esdrúxula. A frase original: “Corro de burro quando foge”. O que, pensando bem, faz muito mais sentido, visto que os burros quando fogem apresentam a mesma cor de quando estão parados...

Cuspido e escarrado
“O seu filho é você, cuspido e escarrado”. A expressão, um tanto quanto escatológica, é usada quando queremos dizer que alguém é muito parecido com outra pessoa. A frase original: “Esculpido em carrara” (tipo de mármore da região italiana de Carrara). O significado revela que alguém parece tanto outra pessoa, que parece ter sido esculpida em mármore carrara. Pouco acostumada a esta palavra, a população associou-a à “escarrada”, enquanto o “esculpida” virou “cuspida”, o que parecia combinar bastante.

Fonte
E-Mail do meu ex-professor C****   Provavelmente via fonte
CASCUDO, Luis da Câmara. Superstições no Brasil. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1985.
CASCUDO, Luis da Câmara. Locuções tradicionais no Brasil. São Paulo: Global, 2004.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Descoberto câncer antes de tumor 'aparecer'

Cientistas britânicos descobriram uma proteína presente em muitos tipos de câncer, o que poderia, no futuro, levar a um exame único capaz de detectar várias modalidades diferentes da doença.
A nova técnica deve auxiliar ainda no diagnóstico precoce da doença. O grupo, baseado no Instituto Gray de Oncologia e Biologia da Radiação, relatou ao Instituto Nacional de Pesquisa de Câncer da Grã-Bretanha ter identificado câncer de mama em ratos semanas antes de um caroço inicial ser detectado.
A mesma proteína, chamada gamma-H2AX, é encontrada em tumores de pulmão, pele, rins e bexiga e é produzida como uma reação do organismo a DNA danificado.
De acordo com os cientistas, este é um dos primeiros indícios de que uma célula está se tornando cancerígena.
O estudo utilizou um anticorpo que é o "parceiro perfeito" para a gamma-H2AX e capaz de procurá-la no organismo.
O anticorpo recebeu então pequenas quantidades de material radioativo, servindo como "termômetro" para identificar a presença de câncer no organismo.
Caso os médicos identifiquem um acúmulo de radiação num determinado ponto do corpo, há grandes chances de que ali esteja o início da formação de um tumor.

A professora Katherine Vallis diz que, nos ratos usados em laboratório, caroços só puderam ser sentidos quando as cobaias já tinham cerca de 120 dias de idade, mas "nós detectamos mudanças antes disso, entre 90 e cem dias – antes de um tumor ser clinicamente aparente".
Ela disse à BBC que a proteína gamma-H2AX era, em grande parte, um "fenômeno comum" e que "seria um sonho" desenvolver um exame único para vários tipos de câncer.
Embora a comunidade científica e os pacientes que lutam contra a doença tendam a ver os estudos em torno da nova técnica com muita esperança, eles ainda se encontram em um estágio bastante preliminar. "Esta pesquisa inicial revela que rastrear essa molécula importante poderia nos permitir detectar danos no DNA em todo o organismo.
Se estudos mais aprofundados comprovarem isso, a proteína poderia nos fornecer uma nova rota para detectar o câncer em sua fase muito inicial, quando ainda há mais chances de tratá-lo com sucesso", disse a cientista. Julie Sharp, do instituto britânico Cancer Research UK, avalia o estudo como um avanço.

"Esta pesquisa importante revela que ter como alvo esta molécula-chave poderia nos fornecer uma rota animadora por novos caminhos para detectar o câncer em um estágio inicial e ajudar a aplicar radioterapia e monitorar seus efeitos sobre os tumores".

Fonte
BBC

Registro de cerveja é de 5 mil anos atrás

Cientistas encontraram o registro mais antigo de cerveja da humanidade, de cinco mil anos atrás. Um pote com resíduos da primeira "loirinha" da história foi achado em Godin Tepe, um sítio arqueológico nos Montes Zagros, no atual Irã, segundo matéria publicada na revista Nature.

No mesmo local foram encontrados resíduos de vinho, mais ou menos da mesma época do registro da primeira cerveja. Mas, segundo textos do período, logo a cerveja se tornou a bebida mais popular no local. A cerveja se tornou a bebida mais consumida entre todas as classes sociais da região, então conhecida como Suméria.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram a substância encontrada nesses jarros: oxalato de cálcio, um subproduto da fermentação da cevada. Eles compararam a substância com uma cerveja atual e com um jarro do Museu Egípcio.

Outra evidência de que o resíduo é mesmo de cerveja: a sala onde o jarro foi encontrado continha cevada. Cultivado localmente, esse grão é o principal componente da cerveja. Pelo visto, a "loira" é sucesso desde os primórdios da humanidade.

Fonte
Yahoo